TURQUIA INTENSIFICA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NO MAR NEGRO QUE AINDA TEM MUITAS ÁREAS INEXPLORADAS

Fatih-Donmez-(Foto-Ministério-Energia-Recursos-93056O ministro da Energia e Recursos Naturais, Fatih Dönmez, disse que o país concentrou a exploração de hidrocarbonetos nos mares nos últimos anos.  Ele afimrou que o  país aumentou sua capacidade técnica com dois navios de pesquisa sísmica e três navios-sonda em águas profundas. A ideia era fazer as operações sozinhas, com recursos humanos próprios e com próprios meios técnicos. Especialmente em commodities muito estratégicas, como petróleo, gás natural e energia. A Turkish Petroleum realizou seis projetos de perfuração em águas profundas em conjunto com parceiros internacionais anteriormente no Mar Negro e 10 perfurações em águas rasas. Recentemente, ele também descobriu recursos de gás natural com suas próprias capacidades de perfuração, observou o ministro.

O primeiro navio de perfuração de petróleo e gás da Turquia, Fatih, partiu do norte da Turquia, em Trabzon, na semana passada para sua esperada missão swsswswwde perfuração no Mar Negro, após a conclusão das obras de instalação. Após quase meio mês e meio de preparação, o Fatih começará suas primeiras atividades de perfuração no Mar Negro, na zona do Atum-1, em meados de julho. A zona do atum-1 está localizada na saída do bloco do Danúbio, na encruzilhada entre as fronteiras marítimas búlgara e romena,  com as águas interiores da Turquia.

O primeiro navio sísmico da Turquia, Barbaros Hayrettin Pa?a, já havia realizado pesquisas sísmicas no Mar Negro e identificado reservas ricas de gás natural no bloco do Danúbio, nas águas turcas do oeste do Mar Negro. A Romênia e a Bulgária produzem petróleo e gás há muitos anos no bloco do Danúbio. Os  procedimentos de perfuração turcos no Mediterrâneo Oriental se enquadram em duas categorias: as áreas licenciadas emitidas pela República Turca do Norte de Chipre para a Turquia e as áreas licenciadas que são emitidas pela Turquia para a Turkish Petroleum.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of