UCRÂNIA ESTÁ PRESTES A TER INDEPENDÊNCIA OPERACIONAL NA GESTÃO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR IRRADIADO

HI-STAR-190-Transport-Cask-on-Rail-Car-(Holtec)O operador da  usina nuclear da Ucrânia, Energoatom, está conduzindo os testes finais de pré-comissionamento da Central de Armazenamento de Combustível Usado (CSFSF) no local da usina nuclear de Chernobyl. O presidente em exercício da empresa inspecionou recentemente testes de simulação de remoção de combustível nuclear da unidade 3 da usina nuclear de Rovno usando tecnologia fornecida pela Holtec International dos Estados Unidos. A transferência de combustível para o CSFSF está prevista para começar no próximo ano. A Energoatom e a Holtec iniciaram a construção do CSFSF em novembro de 2017. Ele receberá combustível nuclear usado de nove dos 15 reatores da Ucrânia – sete VVER-1000s e dois VVER-440s – localizados em Rovno, sul da Ucrânia e Khmelnitsky. A usina nuclear de Zaporozhe opera sua própria instalação de armazenamento de combustível usado que foi inaugurada em 2001.

O CSFSF será uma instalação de armazenamento a seco em que o combustível usado será armazenado em recipientes de aço inoxidável de parede dupla. Ele é projetado para ter uma capacidade total de armazenamento de 16.530 conjuntos de combustível usado. Os resíduos vitrificados de alto nível do reprocessamento de combustível ucraniano serão devolvidos da Rússia para serem armazenados no CSFSF. A nova instalação significará que a Ucrânia não terá mais de gastar US$ 200 milhões anuais em seu acordo com a Rússia para transportar e reprocessar combustível nuclear usado.

O contrato inicial previa 90 sistemas de armazenamento, cinco tonéis de transporte, três tonéis de transferência, cinco vagões e uma série de equipamentosriaz auxiliares. Todo o equipamento necessário para completar a primeira operação de carregamento já foi entregue à Ucrânia. A Holtec disse que alguns dos principais equipamentos que forneceu incluem o sistema de armazenamento ventilado vertical HI-STORM 190, o barril de transporte universal HI-STAR 190, o barril de transferência HI-TRAC 190 e equipamentos para carregar, desidratar e soldar as paredes duplas recipientes multifuncionais em cada local da planta operacional.

O vice-presidente de Operações da Holtec na Ucrânia, Riaz Awan( foto a direita), disse que “O CSFSF prestes a ser comissionado é um símbolo adequado da determinação da Ucrânia de alcançar a independência operacional completa no que diz respeito à gestão de seu combustível irradiado descarregado pela frota de reatores do país e fornecer uma solução segura e econômica para a gestão de longo prazo de usou combustível nuclear em sua instalação doméstica de armazenamento centralizado.”

A Holtec disse ainda que o início da operação do CSFSF “elevará a Ucrânia ao posto de nações de elite no campo da administração de longo prazo de combustível nuclear usado, que muitos consideram um predicado necessário para o renascimento da energia nuclear em um país em necessidade de aposentar suas velhas usinas fósseis. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of