UCRÂNIA VAI ACELERAR CONSTRUÇÃO DA UNIDADE 4 DA USINA NUCLEAR KLHMELNITSKY COM EQUIPAMENTOS NÃO USADOS EM USINA AMERICANA

atomicoA conclusão da unidade 4 da usina nuclear Khmelnitsky, na Ucrânia, será acelerada pelo uso de componentes principais de um projeto nuclear descontinuado nos Estados Unidos. O chefe da Energoatom visitou os armazéns da Westinghouse para inspecionar as condições dos componentes do AP1000. Petro Kotin, diretor interino da Energoatom, declarou: “O conjunto completo de peças para a ilha do reator está disponível. Poderemos reduzir significativamente o tempo de construção do Khmelnitsky 4, pois não precisamos perder tempo na produção desse equipamento.” Kotin assinou um Memorando de Cooperação com Patrick Fragman, presidente e CEO da Westinghouse, na semana passada, que previa a conclusão do Khmelnitsky 4 usando a tecnologia AP1000. O reator começou como um projeto VVER em 1987, mas a construção parou com 28% de conclusão.

A Energoatom publicou imagens de Kotin inspecionando uma série de componentes armazenados em um depósito no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos,  onde o projeto para construir dois AP1000 para o projeto VC Summer foi abandonado em 2017. As fotos mostravam um reator, um gerador de vapor, pelo menos três bombasucrania de circulação principais, um pressurizador, um gerador, bem como partes internas do reator encaixotadas. Também estavam dois pacotes de cabeça integrados. Esses módulos de 215 toneladas incluem tudo o que é necessário para a remoção da cabeça do vaso do reator e hastes de controle para permitir o reabastecimento: uma plataforma de elevação, restrições sísmicas para mecanismos de acionamento da haste de controle, suporte para tubulação de ventilação da cabeça do reator, cabos de energia, cabos e um conduíte para dentro – instrumentação de núcleo, suportes de cabo e o conjunto de cobertura de resfriamento.

De acordo com um acordo feito em setembro de 2020, os componentes desinstalados feitos para as unidades Summer 2 e 3 que podem ser reutilizados em novos projetos de construção são de propriedade e armazenados por Santee Cooper, enquanto a responsabilidade por sua comercialização e venda é da Westinghouse. Os recursos seriam divididos em 67% -33%, respectivamente. Além da conclusão do Khmelnitsky 4, o recente acordo da Energoatom e da Westinghouse previa até quatro outras unidades AP1000 em outras usinas de energia na Ucrânia. As empresas continuarão as discussões na próxima semana em Kiev, disse a Energoatom.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of