UNIÃO EUROPEIA E O IRÃ SE DIZEM PREPARADOS PARA AVANÇAR NO ACORDO NUCLEAR, MAS ESTADOS UNIDOS AUMENTAM SANÇÕES ECONÔMICAS

borelO secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, apoiou uma proposta da União Europeia destinada a tentar salvar o acordo nuclear com o Irã, dizendo na segunda-feira que os Estados Unidos estão “preparados para avançar com base no que foi acordado”, mas não está claro se o Irã está preparado para fazer o mesmo. O principal diplomata da União Europeia, Josep Borrell (foto principal), apresentou recentemente uma proposta que descreveu como “o melhor acordo possível que ele, como facilitador das negociações, considera viável”, observando que após 15 meses de negociações intensas e construtivas e inúmeras interações com os participantes do acordo e os EUA, o espaço para compromissos significativos adicionais para chegar a um acordo foi esgotado. “Não é um acordo perfeito, mas aborda todos os elementos essenciais e inclui compromissos duramente conquistados por todos os lados. Decisões precisam ser tomadas agora para aproveitar esta oportunidade única de sucesso e liberar o grande potencial de um acordo totalmente implementado. Não vejo outra alternativa abrangente ou eficaz ao alcance”, acrescentou.

Durante uma divulgação à imprensa nas Nações Unidas, Blinken (foto à direita) observou que a União Europeia apresentou a melhor proposta com base em muitos e muitos meses deblinken discussões, negociações e conversas. “É muito consistente com algo que eles apresentaram em março com o qual concordamos, que iríamos buscar em março. Mas resta saber se o Irã está disposto e é capaz de seguir em frente. Continuamos a acreditar, como eu disse esta manhã, que esse seria o melhor caminho a seguir – um retorno ao cumprimento de ambos os lados do acordo, para garantir que estamos colocando o programa nuclear do Irã de volta em uma caixa e evitando qualquer tipo de crise”, declarou.

Teerã também disse que “está pronto para concluir as negociações em pouco tempo, caso o outro lado esteja pronto para fazer o mesmo”, disse o vice-chanceler iraniano, Ali Bagheri Kani (foto abaixo, à esquerda):Nós compartilhamos nossas ideias propostas, tanto em substância quanto em forma, para abrir caminho para uma rápida conclusão das negociações de Viena, que visavam corrigir a situação complicada e prejudicial causada pela retirada unilateral e ilegal dos EUA. Trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros do acordo, em particular o Coordenador, para dar outra chance aos EUA de demonstrar boa fé e agir com responsabilidade”.

O governo Biden divulgou uma nova parcela de sanções visando o apoio à indústria petrolífera iraniana. Blinken disse em um comunicado por escrito que “até que o Irã esteja pronto para retornar à implementação completa do acordo, continuaremos a usar nossas autoridades de sanções para direcionar as exportações de petróleo, produtos petrolíferos e produtos petroquímicos do Irã”. De acordo com Blinken, as sanções visam “seis entidades que irãfacilitam transações ilícitas relacionadas ao petróleo iraniano, bem como produtos petrolíferos e petroquímicos, principais fontes de receita para o governo iraniano”.

As duas entidades sancionadas pelo Departamento de Estado são a Pioneer Ship Management, uma empresa que administrava um navio-tanque de gás liquefeito de petróleo, por atuar como gerente comercial de uma embarcação que transportava produtos petrolíferos iranianos; e a Golden Warrior Shipping, que se envolveu em transações relacionadas ao petróleo e produtos petrolíferos iranianos, incluindo o fornecimento de apoio logístico ao comércio de petróleo iraniano. De acordo com o Departamento do Tesouro, as sanções da última segunda-feira (1º) se baseiam nas emitidas em junho e julho. . Eles têm como alvo uma empresa sediada nos Emirados Árabes Unidos chamada Blue Cactus Heavy Equipment and Machinery Spare Parts Trading, bem como Farwell Canyon HK Limited, Shekufei International Trading e PZNFR Trading Limited, com sede em Hong Kong e Malásia, todos os quais apoiaram o Irã, de acordo com o Tesouro americano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of