OEC DEBATE APRIMORAMENTOS NA ARQUITETURA E ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO EM SEU PODCAST DE DESENVOLVIMENTO DE SUAS OBRAS

CONSTRUA BRASIL - Construc?a?o 4.0 - A Construc?a?o do Futuro Brasileiro - 26/04/2022As mudanças no modo de trabalhar da Arquitetura, Engenharia e Construção, geradas pela Modelagem da Informação da Construção (BIM, sigla em inglês), foi o tema da conversa do segundo episódio do podcast Conexão OEC, que teve como convidado Wilton Catelani (foto). O BIM fala sobre um ambiente mais rápido, integrado, inovador e sustentável. Uma metodologia já exigida por lei, mas em período de transição. Ele proporciona a integração entre as diversas áreas e os processos de uma construção, demandando maior sinergia entre os envolvidos no projeto e realiza simulações das várias etapas da construção, permitindo desde estudos de logística até simulações de pegada de carbono e custos envolvidos antes, durante e depois da entrega.

Em 2018, o Governo Federal criou a Estratégia Nacional de Disseminação, conhecida como Estratégia BIM BR e em 2020 também passou a exigi-lo o como um requisito para a participação de empresas de construção em licitações públicas de obras de grande porte já a partir de 2024. Catelani é presidente do BIM Fórum Brasil (BFB) e um dos oito especialistas BIM convidados pelo Comitê Estratégico do Governo Federal para colaborar com o desenvolvimento da Estratégia BIM BR, para maior difusão da metodologia. Segundo ele, “no Brasil já temos experiências muito avançadas, mas que não são muito faladas”.

No podcast Conexão OEC são discutidos temas voltados ao aprimoramento de processos do universo da construção pesada, sempre com o objetivo de fomentar um novo olhar sobre possibilidades de incremento de produtividade e competitividade. O podcast faz parte do ecossistema OEC IN, iniciativa da OEC com o objetivo de conceber soluções para os desafios enfrentados nos canteiros e escritórios da empresa. Ele foi estruturado com base em quatro vertentes: desenvolver uma cultura interna voltada à mobilização e engajamento para Inovação; conectar a OEC à inovação aberta; oferecer apoio técnico em processos de atualização tecnológica, gestão do conhecimento e transformação digital; e posicionar a construtora como protagonista que fomenta e integra a inovação em seu setor de atuação. O conteúdo do programa pode ser  disponibilizado nos canais da empresa no Spotify e no Youtube. Para saber mais ou se cadastrar para receber a newsletter, acesse: https://www.oec-eng.com/pt-br/quem-somos/inovacao.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of