UNIÃO TEM DIREITO A 2,9 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO NO REGIME DE PARTILHA MAS PPSA NÃO SABE QUANDO VAI NEGOCIÁ-LOS

Navio de produção FPSO Cidade de Mangaratiba operando no campo de Lula na Bacia de Santos *** Local Caption *** O FPSO Cidade de Mangaratiba está instalado na área de Iracema Sul, no campo de Lula no bloco BM-S-11, no pré-sal da Bacia de Santos

Navio de produção FPSO Cidade de Mangaratiba operando no campo de Lula na Bacia de Santos *** Local Caption *** O FPSO Cidade de Mangaratiba está instalado na área de Iracema Sul, no campo de Lula no bloco BM-S-11, no pré-sal da Bacia de Santos

A         PPSA  divulgou hoje um balanço de 2020 e apontou que a produção total de petróleo e gás  no ano passado,  em contratos em regime de partilha no Polígono do Pré-Sal, a União teve direito a 2,9 milhões de barris  e a 32,2 milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural. Dos  17 contratos que atuam em regime de partilha, três estão em produção: Área de Desenvolvimento de Mero (Libra), Entorno de Sapinhoá e Tartaruga Verde Sudoeste, que operam quatro FPSOs em 18 poços.   Nas três áreas, a Petrobrás é a operadora, com participação de 40% em Mero, 45% em Sapinhoá e 100% em Tartaruga Verde Sudoeste. A PPSA é o braço da União na gestão e controle das atividades de exploração e produção de óleo e gás natural na área do pré-sal. Desde o início da produção do regime de partilha, em novembro de 2017, até dezembro de 2020, a União acumula produção de 7,7 milhões de barris de petróleo e 52,4 milhões de m³ de gás natural.

Na produção de petróleo em 2020, o destaque foi a Área de Desenvolvimento de Mero como principal produtora no regime de partilha, respondendo por 57% do total acumulado, seguida dos campos de Tartaruga Verde Sudoeste (25%) e do Entorno de Sapinhoá,  18%. Na produção de gás natural disponível para comercialização, os principais produtores foram os campos do Entorno de Sapinhoá, que detiveram cerca  de 65% do total acumulado.  O gás natural produzido em Mero, com alto teor de gás carbônico (CO2), está sendo injetado no reservatório para aumento da produção de petróleo. Até o momento, não há previsão para sua comercialização. Nas parcelas da União, o maior excedente em óleo acumulado coube a Entorno de Sapinhoá, com cerca de 55% do total, bem como o maior excedente em gás natural disponível acumulado para ser comercializado pela União, da ordem de 99,6% do total.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

A PPSA não sabe ao certo quando vai negociar os direitos da União do óleo produzido sob Contrato de Partilha, nem tão pouco sabe quando vai realizar o devido Concurso Público para legalizar a Contratação de seus Funcionários. A PPSA, AINDA QUE SEJA UMA EMPRESA ESTATAL, SEUS DIRIGENTES NÃO SE PREOCUPAM EM FAZER CONCURSO PUBLICO PARA CONTRATAR SUA FORÇA DE TRABALHO, DESDE QUE FOI CRIADA. Observamos ainda um grande descompasso nos salários praticados na PPSA, comparativamente ao mercado, de empregados não concursados, que em sua maioria ultrapassam os R$ 30 mil, daqueles hierarquicamente abaixo da função de diretor ou Gerencia… Read more »