USINA DE ALMARAZ VAI TROCAR COMBUSTÍVEL NUCLEAR EM MEIO A PANDEMIA DA COVID 19 POR SER ESSENCIAL PARA A ESPANHA

A2A2AA extensão do estado de Alerta não vai  alterar os planos da usina nuclear de Almaraz, na Espanha, de realizar um reabastecimento rápido de combustível a partir da próxima quinta-feira (16).  Com a aprovação do governo, que considera sua atividade essencial, a usina fará  a operação mesmo com a redução de aproximadamente 30 % da demanda de eletricidade do país em razão das consequências da pandemia provocada pelo Coronavírus. No dia  20 de março, seis dias após o governo decretar o estado de alerta, a administração de Almaraz informou que havia decidido adiar o início da recarga número 27 de sua Unidade I, inicialmente prevista para 29 de março  para um  momento em que as condições sócio-sanitárias do país fossem melhores.  Em vez disso, seria realizada uma parada de curto alcance, apenas para reabastecer o combustível e sem as tarefas de manutenção preventiva e corretiva envolvidas na recarga convencional.

A data escolhida foi  14 de abril  quando teoricamente o estado de alerta não estaria mais em vigor. Mas essa data foi adiada para o dia 26 de abril. A Usina de Almaraz fará essa recarga rápida e deverá parar  novamente para uma inspeção completa, em uma data ainda não definida. Com isso, a planta,  que tem a Iberdrola como maior acionista, com 53 %,  evitará um desligamento indefinido quando ficar sem combustível e perdas de pelo menos um milhão de dólares que isso implica. A recarga rápida, sendo mais curta que o normal (cerca de duas semanas), limitará o tempo de indisponibilidade da planta e reduzirá o risco de contágio em uma região (Extremadura) que nesta segunda-feira(13) ultrapassou 2.000 casos confirmados de COVID-19.

A recarga expressa exigirá significativamente menos trabalhadores adicionais, apenas cerca de 200, principalmente da Comunidade de Madri, em comparação com os mais de mil  que uma recarga normal exige, uma operação que exige a vinda de profissionais outros países,  como os Estados Unidos.  São profissionais altamente especializados que hoje não pode entrar na Espanha. Para poder operar até o meio do mês, a Almaraz já começou a reduzir sua potência para otimizar o combustível restante.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of