USINA DE LENINGRADO II BATE RECORDE DE GERAÇÃO DE ENERGIA EM UM ANO DE OPERAÇÃO NA RÚSSIA

aasaaA unidade 1 da usina nuclear de Leningrado II, no noroeste da Rússia, produziu 5,7 terawatts-hora de eletricidade desde que foi conectada à rede elétrica  no dia 9 de março de 2018. A unidade tornou-se o segundo reator VVER-1200 a iniciar, após o lançamento em 2016 da unidade 6 de Novovoronezh. A planta existente de Leningrado, em Sosnovy Bor,  tem quatro unidades RBMK-1000, enquanto Leningrado II terá quatro unidades VVER-1200. Leningrado 1 foi encerrado para descomissionamento em dezembro do ano passado. A construção da primeira unidade de Leningrado II começou com o primeiro concreto sendo despejado em 2008 e o trabalho na segunda unidade em abril de 2010. A concretagem da estrutura interna de contenção do prédio do reator da segunda unidade foi concluída no início de fevereiro.

O diretor da usina, Vladimir Pereguda  acredita que “Outra data importante foi inscrita na história moderna da Usina Nuclear de Leningrado. Nós geramos os primeiros cinco bilhões de quilowatts-hora de eletricidade.” O sucesso de uma nova unidade de energia é medido por ter “um excelente projeto, tecnologias inovadoras, o trabalho de milhares de pessoas – os desenvolvedores, construtores, instaladores, engenheiros de serviço e, claro, o pessoal da NPP de Leningrado. Um número significativo de geração foi alcançado”. Localizada a cerca de 40 quilômetros a oeste de São Petersburgo, na costa do Golfo da Finlândia, a NPP de Leningrado é a maior usina nuclear da Rússia em termos de capacidade instalada, que é de 4200 MWe. É também a única usina no país que compreende dois tipos de reatores – RBMK-1000 e VVER-1200.

A usina  ajudará o desenvolvimento do noroeste da Rússia e os grandes projetos de investimento que estão sendo implementados por lá. Alexander Drozdenko, o líder da região, disse que  “Colocar em operação as novas unidades de Leningrado II aumentará significativamente as capacidades do território no desenvolvimento de indústrias intensivas em energia, incluindo indústrias de alta tecnologia e projetos na economia digital.” O efeito econômico da unidade 1 de Leningrado II, na forma de impostos adicionais ao orçamento consolidado da região de Leningrado, será de mais US$ 46 milhões a cada ano, disse a Rosatom. O impacto para os moradores de Sosnovy Bor não é apenas o emprego, mas também o baixo custo de aquecimento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of