USINA NUCLEAR ANGRA 2 COMEMORA 20 ANOS DE OPERAÇÃO

angra 2 reduzidaNesta semana, um importante pilar do sistema elétrico brasileiro está comemorando duas décadas de existência. A usina nuclear Angra 2 chega aos seus 20 anos com muitos resultados para comemorar. A unidade, que entrou em operação em 1º de fevereiro de 2001, já passou da marca de 200 milhões de megawatts-hora (MWh) gerados – feito alcançado em junho de 2020. Somente no ano passado, a planta nuclear gerou 9,448 milhões de MWh, fechando o período com fatores de disponibilidade de 80,18% e de capacidade de 79,44%.

Outro feito importante de Angra 2 que demonstra sua importância para a segurança energética do Brasil foi a marca de 24 meses sem nenhum desligamento imprevisto. “Trata-se de um marco importante, fruto do trabalho que fizemos ao longo dos últimos três anos para sanar pequenos defeitos na usina. Quando não se tem desarmes, isso significa que a planta está operando com graus de segurança e confiabilidade altíssimos”, disse o diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear, João Carlos da Cunha Bastos.

leonamAngra 2 entrou em operação em um momento crucial para o país. O Brasil atravessa a crise do apagão de 2001 quando a usina começou a gerar energia para o sistema, reduzindo o impacto do racionamento de energia que estava em vigor – já que permitiu a economia da água dos reservatórios das hidrelétricas.

O presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães (foto), disse que os bons resultados alcançados por Angra 2 – e também Angra 1 – acontecem graças à dedicação dos profissionais da empresa ao longo dos anos e também no presente. “Temos um corpo funcional comprometido, que tem se superado durante a pandemia para manter nossas usinas operando com excelência e continuar o trabalho nos demais empreendimentos da empresa. Isso é motivo de orgulho para toda a organização”, declarou Guimarães.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of