USINA NUCLEAR ANGRA 2 PARA POR 48 DIAS PARA A TROCA DE COMBUSTÍVEL, MANUTENÇÃO, INSPEÇÕES E TESTES

azazaaA Usina Nuclear amanhece este domingo (6) já desligada totalmente do sistema nacional  para dar  início à parada  para a  da troca do combustível nuclear. Em ocasiões como estas, a Eletronuclear aproveita para fazer as  manutenções, os  testes e as inspeções periódicas exigidas por especificações técnicas. A duração estimada é de 48 dias. Devido à situação da pandemia no país, a empresa reduziu o escopo das atividades ao mínimo necessário. Serão realizadas 2.780 atividades, o que equivale a pouco mais de 60% das tarefas executadas nas paradas antes da pandemia. Houve ainda redução na contratação de pessoal. Foram contratados 770 profissionais brasileiros e 70 estrangeiros, volume que também está cerca de 30% abaixo do praticado numa parada típica.

O superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal(foto a direita), tem uma expectativa positiva em relação à parada de reabastecimento de Angra 2: “Nossa prioridade éedfff fazer a parada seguindo os melhores padrões de segurança da indústria nuclear, sem colocar em risco a saúde dos trabalhadores. Cumpriremos todas as medidas de mitigação à covid-19, que serão controladas e fiscalizadas em campo, com equipes dedicadas a essa tarefa.”

Além da descarga e recarga do núcleo do reator, serão realizadas atividades como testes e substituição de molas dos internos do vaso de pressão do reator; testes variados nos geradores de vapor; inspeção visual nos elementos combustíveis após o descarregamento do núcleo; testes de proteção no sistema de limitação do reator; e testes e manutenção preventiva nos transformadores de potência. Outros destaques são inspeção das hastes das barras de controle; inspeção dos internos superiores e inferiores do núcleo; execução do teste de pressão da contenção; revisão geral na turbina de alta pressão, com troca das palhetas de três rodas; teste de correntes parasitas nas swwwdturbinas de baixa pressão; revisão geral e ultrassom no rotor de uma das turbinas de baixa pressão; e a substituição de válvulas piloto.

Para minimizar o risco de contaminação dos profissionais envolvidos na parada, a Eletronuclear está adotando uma série de medidas de segurança sanitária:  “Todos os contratados passaram por um treinamento especial sobre os protocolos implementados pela companhia durante a pandemia. Esses profissionais, inclusive, receberam uma cartilha com procedimentos de conduta a serem respeitados durante a parada. Também serão respeitadas normas de distanciamento social nas entradas e nas saídas das guaritas de acesso, nos portais de monitoração, nos refeitórios e em outros recintos. Além disso, serão instalados tapetes de higienização nos acessos a diversos pontos dentro de Angra 2 e disponibilizados álcool em gel e máscaras descartáveis para todos os contratados. Por fim, foram montados postos de atendimento médico dentro da usina, entre outras iniciativas.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of