USINA NUCLEAR DE HUALON ONE INSTALA SEU SEGUNDO DOMO E AVANÇA PARA SER CONCLUÍDA DENTRO DO PRAZO

wswswssA cúpula de segurança externa foi instalada no prédio de contenção da unidade 6 na usina nuclear de Fuqing, na província chinesa de Fujian. A unidade é o segundo de dois reatores de demonstração Hualong One em construção no local. O Hualong One usa um design de revestimento de segurança de camada dupla. Juntamente com o domo de proteção interno, o domo externo protege o reator e evita a liberação de materiais radioativos no meio ambiente em caso de acidente grave. A cúpula interna de aço,   medindo quase 47 metros de diâmetro e mais de 23 m de altura e pesando cerca de 340 toneladas,  foi instalada no prédio de contenção de Fuqing 6.

No sábado (25) a cúpula externa de aço,  medindo cerca de 53m de diâmetro e 13m de altura e pesando cerca de 420 toneladas, foi instalada usando um guindaste sobre esteiras de 3200 toneladas. A cúpula de aço será agora coberta com uma concha de concreto. A carcaça de contenção de dupla camada Hualong One pode suportar o impacto de grandes aeronaves, de acordo com a China National Nuclear Corporation (CNNC). A cúpula externa é “atualmente a maior estrutura “shell” de usinas nucleares em construção no mundo”, disse a empresa. Possui as características de uma grande extensão estrutural, barras de aço densas e concreto de alta resistência.

Em 2014, a CNNC anunciou que a quinta e a sexta unidades de Fuqing usarão o projeto de reator de água pressurizada Hualong One desenvolvido internamente, marcando sua primeira implantação. Anteriormente, a empresa esperava usar o projeto ACP1000 para essas unidades, mas os planos foram revisados de acordo com a reorganização da indústria nuclear chinesa. O Conselho de Estado da China deu a aprovação final para a construção das unidades Fuqing 5 e 6 em abril de 2015.

O vazamento do primeiro concreto para o Fuqing 5 começou em maio daquele ano, marcando o início oficial da construção da unidade. A construção da unidade 6 começou em dezembro do mesmo ano. A cúpula interna da unidade 5 foi instalada no prédio de contenção em maio de 2017, com a cúpula externa aqaaasssinstalada em janeiro de 2018. Os testes a quente em Fuqing 5 foram concluídos em março deste ano. As Fuqing 5 e 6 estão programadas para serem concluídas em 2020 e 2021, respectivamente.

A construção de duas unidades Hualong One (HPR1000) também está em andamento na fábrica de Fangchenggang, na China General Nuclear, na região autônoma de Guangxi. Também é esperado que essas unidades entrem em operação em 2022. Duas unidades HPR1000 estão em construção na usina nuclear de Karachi, no Paquistão. A construção começou na unidade 2 de Karachi em 2015 e na unidade 3 em 2016; as unidades estão planejadas para entrar em operação comercial em 2021 e 2022. O HPR1000 também foi proposto para construção em Bradwell, no Reino Unido, onde está sendo submetido à Avaliação de Projeto Genérico. “Atualmente, as cinco unidades Hualong One da China National Nuclear Corporation em construção em casa e no exterior estão progredindo de maneira ordenada, e a segurança e a qualidade do projeto de construção estão sob bom controle”, disse a CNNC.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of