USINA NUCLEAR FLUTUANTE DA RÚSSIA NO ÁRTICO ALEM DA ENERGIA ELÉTRICA PASSOU A GERAR CALOR PARA AS COMUNICADES

ssdddA Usina Nuclear flutuante Academic Lomonosov,  da Rosatom, além de gerar eletricidade, agora também está gerando calor para a comunidade no 5º distrito de Pevek, no norte da Sibéria. Vitaly Trutnev(foto a direita), chefe da Direção de Construção e Operação de Usinas Termelétricas Nucleares da Rosenergoatom, uma subsidiaria da Rosatom, disse que “Até agora, a usina nuclear flutuante produziu apenas eletricidade. A partir de agora, produz dois produtos: além da eletricidade, também produz calor. A Usina foi originalmente projetado para substituir gradualmente a mais antiga usina termelétrica a carvão de Chukotka, que entrou em operação em 1944.”

Com a conexão do 5º microdistrito de Pevek 5, essa parte da cidade foi transferida para o chamado “sistema fechado” de abastecimento urbano de água. swswswssswTradicionalmente, o abastecimento de água em Pevek era realizado de acordo com o “esquema aberto”, quando a água quente dos apartamentos vem diretamente da rede de aquecimento. Uma desvantagem distinta desse sistema é que, no caso de um corte de calor, a água quente também é desconectada.

A conexão dos demais distritos da cidade com a usina será realizada em etapas, assim que as redes de aquecimento da cidade estiverem prontas. A Academic  FNPP foi totalmente comissionado em 22 de maio de 2020 e tornou-se oficialmente a 11ª usina nuclear na Rússia e a mais setentrional do mundo. Até hoje, ela gerou mais de 57 milhões de kWh de eletricidade desde a sua conexão com a rede. Sua capacidade elétrica é de 70 MW, a capacidade térmica é de até 50 Gcal / h.

Em um comunicado a Rosatom diz que “ A usina nuclear flutuante cobre cerca de 30% da demanda de energia do sistema de geração elétrica de Chaun-Bilibinskiy e, no futuro, atenderá plenamente à crescente demanda de eletricidade de Chukotka, tornando-se uma fonte confiável não apenas para a cidade de Pevek, mas também para toda a região.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of