USINAS NUCLEARES DA UCRÂNCIA CONTINUAM A OPERAR DENTRO DE UMA RELATIVA NORMALIDADE

usinas ucraniaA Eletronuclear está divulgando informações importantes recebidas da Agência Internacional de Energia Atômica, atualizando a situação das centrais nucleares na Ucrânia, em função da invasão de tropas russas ao país. Esta é a segunda atualização feita a pedido do Diretor Geral da AIEA, o argentino Rafael Mariano Grossi. Veja qual é a situação real através desse informe oficial:

“ A Ucrânia informou hoje (28) à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que as usinas nucleares do país permanecem estáveis e em operação normal. O diretor-geral Rafael Mariano Grossi, reitera a necessidade de evitar qualquer ação que possa colocar em risco sua segurança. A  Inspetoria Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia (SNRIU) também disse que sua equipe mantinha contatos regulares com as usinas. 

A Ucrânia tem quatro usinas nucleares com um total de 15 reatores, fornecendo cerca de metade de sua eletricidade. O diretor-geral Grossi dissechernobyl que continua seriamente preocupado com a situação na Ucrânia e pediu a todas as partes que se abstenham de quaisquer medidas ou ações que possam comprometer a segurança do material nuclear e a operação segura de todas as instalações nucleares, como qualquer incidente desse tipo. pode ter consequências graves para a saúde humana e para o ambiente.”

Segundo Rafael Grossi,  “A segurança das instalações e materiais nucleares na Ucrânia não deve, sob nenhuma circunstância, ser ameaçada. Por enquanto, as usinas estão operando normalmente e seu material nuclear permanece sob controle. É de suma importância que isso continue sendo o caso e que os funcionários da fábrica continuam aptos a realizar seu trabalho vital sem qualquer pressão ou estresse indevidos.

A Ucrânia informou anteriormente a AIEA que as forças russas assumiram o controle das instalações da Empresa Especializada Estatal de Chornobyl (foto à direita), localizada dentro da Zona de Exclusão criada após o acidente de 1986. O regulador disse em uma atualização esta manhã que o site continuou operando normalmente. No entanto, o regulador disse ainda que o efetivo de plantão não mudou desde 24 de fevereiro.

As operações das instalações nucleares da zona não devem ser afetadas ou interrompidas de forma alguma e que a equipe deve poder trabalhar e descansar normalmente. Ele pediu que aqueles que controlam efetivamente as instalações nucleares não tomem nenhuma ação que possa comprometer sua segurança.

russosO regulador relatou níveis elevados de radiação no local de Chornobyl, possivelmente causados por veículos militares pesados agitando solo contaminado, mas a AIEA avaliou que as leituras de radiação permaneceram baixas e não representaram nenhum perigo para o público. Nenhum outro dado de radiação da Zona de Exclusão foi recebido.

Perto da cidade de Kharkiv, no nordeste do país, o SNRIU disse que um transformador elétrico em um local de descarte de resíduos radioativos de baixo nível foi danificado, mas nenhuma liberação de material radioativo foi relatada. O Diretor-Geral indicou que isso deveria ser uma indicação clara e cautelosa da necessidade imperiosa de evitar pôr em perigo a segurança de qualquer instalação nuclear.

“A AIEA continua a acompanhar de perto os desenvolvimentos na Ucrânia, com foco especial na segurança e proteção de seus reatores nucleares. A AIEA permanece em contato constante com sua contraparte e fornecerá atualizações regulares sobre a situação na Ucrânia”, disse a agência.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of