EQUINOR INTERROMPE NOVOS INVESTIMENTOS NA RÚSSIA E SAIRÁ DE JOINT VENTURES NO PAÍS

Equinor, Anders OpedalA enxurrada de retaliações econômicas do Ocidente contra a Rússia acaba de ganhar um novo desdobramento. O Conselho de Administração da Equinor anunciou hoje (28) que vai interromper novos investimentos no país após o ataque de Moscou à Ucrânia. Além disso, a companhia norueguesa disse que vai iniciar o processo de saída de joint ventures russas. É a segunda grande petroleira mundial a anunciar um movimento de rompimento com a Rússia. Mais cedo, conforme noticiamos, a BP declarou que vai abandonar sua participação de quase 20% na estatal Rosneft.

Na situação atual, consideramos nossa posição insustentável. Agora interromperemos novos investimentos em nosso negócio russo e iniciaremos o processo de saída de nossas joint ventures de maneira consistente com nossos valores. Nossa principal prioridade nesta situação difícil é a segurança de nosso povo”, disse o presidente e CEO da Equinor, Anders Opedal. A Equinor está na Rússia há mais de 30 anos e tinha um acordo de cooperação com a Rosneft desde 2012.

No final de 2021, a Equinor tinha US$ 1,2 bilhão em ativos não circulantes na Rússia. A empresa espera que a decisão de iniciar o processo de saída de joint ventures no país afete o valor contábil de seus ativos russos, resultando em prejuízos. A companhia apresentará ainda um compromisso de contribuir com financiamento para o esforço humanitário na Ucrânia. 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of