NOVO RELATÓRIO DO IPCC ALERTA PARA IMPACTOS IRREVERSÍVEIS DA MUDANÇA NO CLIMA

ipccO Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas (ONU) emitiu um novo alerta sobre as ações urgentes que são necessárias para evitar danos severos causados pela mudança no clima causada pela ação humana. De acordo com o novo relatório do painel, o mundo enfrenta vários riscos climáticos inevitáveis nas próximas duas décadas com o aquecimento global de 1,5°C.

O documento alerta que exceder, mesmo que temporariamente, o nível de 1,5ºC de aquecimento resultará em impactos severos adicionais, alguns dos quais serão irreversíveis. Os riscos para a sociedade aumentarão, inclusive para infraestrutura e assentamentos costeiros de baixa altitude.

Este relatório é um alerta terrível sobre as consequências da inação”, disse o presidente do IPCC, Hoesung Lee.Isso mostra que a mudança climática é uma ameaça grave e crescente ao nosso bem-estar e a um planeta saudável. Nossas ações hoje moldarão como as pessoas se adaptam e a natureza responde aos crescentes riscos climáticos”, completou.

O IPCC lembra que extremos climáticos já estão ocorrendo simultaneamente, causando impactos em cascata cada vez mais difíceis de gerenciar, expondo milhões de pessoas à insegurança alimentar e hídrica aguda, especialmente na África, Ásia, América Central e do Sul, em Pequenas Ilhas e no Ártico.

Para evitar a perda crescente de vidas, biodiversidade e infraestrutura, é necessária uma ação ambiciosa e acelerada para se adaptar às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que faz cortes rápidos e profundos nas emissões de gases de efeito estufa”, disse o IPCC, em comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of