LOCAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS RADIOATIVOS FOI ATINGIDO DURANTE ATAQUES DA RÚSSIA NA UCRÂNIA

grossi-140920-1140x640O confronto entre Ucrânia e Rússia está deixando o setor de energia mundial de cabelo em pé por diferentes razões. O governo ucraniano informou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que mísseis atingiram o local de uma instalação de descarte de resíduos radioativos, localizada na capital Kiev. Felizmente, não houve relatos de danos ao prédio ou qualquer indicação de liberação radioativa, segundo o diretor-geral da agência, Rafael Mariano Grossi.

A Inspetoria Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia (SNRIU) declarou à AIEA que as comunicações com a instalação da empresa estatal Radon foram restauradas. O sistema de monitoramento de radiação no local também foi restabelecido.

O incidente ocorreu um dia depois que o SNRIU disse que um transformador elétrico em uma instalação de descarte semelhante perto da cidade de Kharkiv, no nordeste do país, foi danificado, também sem relatos de uma liberação radioativa. Essas instalações normalmente contêm fontes radioativas em desuso e outros resíduos de baixo nível de hospitais e indústrias.

Esses dois incidentes destacam o risco muito real de que instalações com material radioativo sofram danos durante o conflito, com consequências potencialmente graves para a saúde humana e o meio ambiente”, disse o diretor-geral Grossi. “Mais uma vez, apelo urgente e fortemente a todas as partes para que se abstenham de qualquer ação militar ou outra que possa ameaçar a segurança dessas instalações”, acrescentou.

Embora esses locais de descarte não contenham resíduos radioativos de alto nível, os materiais armazenados e descartados ainda podem causar um sério evento de impacto radiológico, ressaltando a necessidade de protegê-los, finalizou o diretor-geral.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of