USO DE NOVA TECNOLOGIA FAZ OCYAN MELHORAR QUALIDADE NAS OPERAÇÕES DE SUA SONDA

DeckA Ocyan inova utilizando tecnologias. Para oferecer um serviço de operação offshore mais moderno e otimizado, a companhia iniciou a implementação do Rig View 360º em uma de suas sondas. A primeira delas a contar com o novo sistema é a Norbe VIII. Essa seria a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas no país a possuir uma ferramenta baseada no conceito do “Google Street View”, capaz de proporcionar uma navegação virtual e à distância por toda a área interna da embarcação. O Rig View viabiliza o ‘embarque’ virtual na unidade sem que os integrantes da Ocyan tenham de enfrentar todo o processo logístico de embarque, incluindo treinamentos mandatórios requeridos e riscos associados à exposição ao ambiente industrial offshore.

Fernanda Terra, integrante da equipe de operações que coordenou o trabalho de mapeamento desde seu início, disse: “Identificamos que esse ededddedmecanismo seria útil e nos traria resultados excelentes ao dispensar deslocamentos desnecessários. Quando acessamos o sistema, conseguimos identificar várias situações à distância. O tour virtual se mostrou vantajoso e com múltiplas aplicações. Todo o processo levou seis meses para ser concluído e foi conduzido por uma equipe interna da Ocyan em parceria com a staturp Media Glass.

Para Fillipe Eduardo Silva, assistente do gerente da sonda, o principal desafio do projeto era a utilização de uma tecnologia já existente, que fosse aplicável e exequível no ambiente de sonda de perfuração em plena operação. O sistema também deveria trazer ganho de eficiência para o negócio e ter baixo custo para implementação: “Apesar de ser uma tecnologia relativamente consagrada no uso cotidiano, e já explorada em ambientes de negócios comerciais e industriais, não há muitas opções já desenvolvidas para a especificidade de um navio de perfuração. Precisávamos explorar uma ferramenta realmente útil, que trouxesse benefícios reais, bem além de uma surpreendente. Uma  visita virtual.

wswswsswswsA Ocyan conta com cinco sondas de perfuração, todas contratadas, e opera esses ativos com tripulação própria offshore, além de manter a bordo representantes do cliente e de suas fornecedoras terceirizadas. A empresa utiliza ainda todo um contingente técnico e operacional alocado em terra, a centenas de quilômetros de distância das embarcações, onde ocorrem as operações nos poços. “A ideia do Rig View 360º surgiu a partir de uma consulta solicitada pelo  cliente, só possível de ser esclarecida em campo. O deslocamento de uma pessoa para verificar a área da embarcação poderia ser evitado se existisse uma ferramenta de consulta realista, confiável e que possibilitasse uma noção espacial mais sensitiva que fotos em 2D”, explica  Rodrigo Chamusca Machado, responsável por Tecnologia e Inovação na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.

Entre as vantagens do novo sistema estão o auxílio no planejamento de intervenções a bordo, suporte à equipe de engenharia swswswssem projetos de modificação, integração com os novos sistemas de inovação e auxílio em investigações. Além disso, a utilização da ferramenta poderá reduzir o número de embarques na sonda. “Hoje, 85% de toda a instalação foi coberta pelo trabalho e as imagens estão disponíveis para Ocyan. Além de visualizar, é possível retirar medidas de um determinado espaço. No futuro, como continuidade do projeto, será possível complementar os 15% restantes ou atualizar alguma área que eventualmente seja modificada. Ainda estamos avançando para permitir a integração de especificações de equipamentos com o Rig View, que permitirá consultas técnicas de vários sistemas da embarcação utilizando a ferramenta”, finaliza Chamusca.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of