VALLOUREC APRESENTA NA RIO OIL E GAS OS PLANOS PARA REDUZIR 25% DAS SUAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA ATÉ 2025

DSC_0019A Vallourec também está presente na Rio Oil & Gas deste ano, a primeira depois da pandemia. A empresa aproveita para  apresentar o seu compromisso com o ESG (Environmental, Social and Governance) e as relações sustentáveis com os seus stakeholders, protegendo o meio ambiente e utilizando recursos naturais de forma racional, se consolida de forma prática com o fornecimento de produtos e soluções desenvolvidos em processos com menor emissão de gases nocivos ao efeito estufa ao longo de toda a cadeia produtiva da Empresa.

Pierre_d'Archemont_©BrunoLavoratoPierre d’Archemont (foto à direita), vice-presidente sênior da Vallourec América do Sul, avaliou que a empresa tem papel estratégico no abastecimento de setores essenciais da economia brasileira e mundial e o compromisso do nosso Grupo é reduzir em 25% as emissões de gases de efeito estufa do Grupo até 2025, comparando-se com os dados totais de 2017. “Estamos apresentando uma seleção de soluções inovadoras, elaboradas a partir do uso sustentável de recursos naturais e que produzem o tubo de aço com a menor emissão de CO2 equivalente do mercado. Como resultado, contribuímos com a melhoria da performance dos nossos clientes no que diz respeito à sustentabilidade dos seus negócios”, declarou.

A Vallourec vem  investindo há muitos ambos  em tecnologias e processos para desenvolvimento de fontes alternativas à energia não renovável, visando ao alcance de resultados sustentáveis em toda a linha de produção. A fabricação do carvão vegetal de alta qualidade, por meio de um reator vertical contínuo e completamente automatizado, por exemplo, é capaz de aproveitar ao máximo o potencial da energia contida na floresta. Trata-se de uma tecnologia revolucionária e única patenteada pela Vallourec. Esse reator tem zero emissão de metano, estando compatível com as exigências de sustentabilidade e aderente às estratégias de redução de gases de efeito estufa. Todo o processo se inicia nas florestas renováveis de eucalipto da unidade Florestal da Vallourec: nelas, a madeira é plantada, cultivada e colhida em processos e práticas certificados por órgãos reconhecidos internacionalmente. Ou seja, dizer que os tubos de aço Vallourec possuem o menor CO2 equivalente do mercado significa dizer que também são produzidos com menor emissão de metano.

A Vallourec investe também em inovação, pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, a Empresa mantém o Vallourec Research Center Brasil (VRCB) e o Vallourec Competence Center Rio (VCC-Rio), fomentando a inovação e o avanço tecnológico aplicado aos seus produtos e soluções para o mercado de óleo e gás, industrial e automotivo, como diz Bruno Gontijo, gerente Executivo de OCTG da Vallourec América do Sul:  “Os tubos de aço da Vallourec com menor emissão de CO2 equivalente do mercado são um diferencial para operadores na produção offshore em regiões do pré-sal brasileiro, como Búzios, e também em outros mercados na América do Sul, como Guiana e Suriname, por contribuírem com uma cadeia produtiva mais limpa.”

Bruno_GontijoA Vallourec também oferece soluções para monitorar a integridade dos poços de armazenamento de carbono, com as chamadas tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). Elas são uma das principais alternativas para redução de emissões de CO2 da indústria, além de possibilitar oportunidades de negócios nessa transição para uma economia de baixo carbono. Por meio da tecnologia, o CO2 é capturado em instalações industriais, comprimido e transportado para locais de armazenamento no subsolo. As expectativas são de que o CCUS seja responsável por 9% da redução acumulada de emissões até 2050. “Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento do CCUS como estratégia para alavancar iniciativas de baixo carbono. Com base em nossa longa experiência e no profundo conhecimento em soluções tubulares e serviços associados, estamos prontos para atuar como um fornecedor de ponta a ponta que pode ajudar a indústria a se desenvolver de forma segura e sustentável“, avaliou Bruno Gontijo. Em outra frente, a Empresa atua no fornecimento de soluções como cilindros e contêineres para o armazenamento de hidrogênio gasoso comprimido, uma opção de energia sustentável que também pode evitar as interrupções de fornecimento comuns em sistemas de energia dependentes de eletricidade.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Joao Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Joao
Visitante
Joao

Quais os valores de CO2 emitidos?