VEÍCULO MOVIDO A HIDROGÊNIO CRIADO POR UNIVERSITÁRIOS DA FEI GANHA DESTAQUE EM COMPETIÇÃO MUNDIAL

frfrfrrfgO AIChE Student Chapter do Centro Universitário FEI, em São Paulo,  Capítulo estudantil vinculado ao AIChE (American Institute of Chemical Engineers), formado, em sua maioria, por alunos de Engenharia Química, participou do campeonato mundial da Chem-E-Car Competition, realizado de forma virtual diante a pandemia, desenvolvendo um veículo movido a hidrogênio. O projeto já havia sido campeão na etapa nacional da competição e conquistou diversos prêmios, como o 1° lugar em Design e Segurança, 4° lugar em Apresentação do Poster do Carro e em 7° lugar a Performance do Veículo. Agora, a equipe não só se prepara para competições, mas também promove projetos sociais, e no seu primeiro ano de existência recebeu o “Outstanding Student Chapter Award“, que só é concedido aos capítulos estudantis de maior destaque no mundo.

Para o presidente do Capítulo e aluno de Engenharia Química da FEI, João Vitor Garcia Ferreira, receber esse prêmio no primeiro ano do AIChE FEI é foi muito importante: “Este reconhecimento nos prova que, com dedicação, podemos fazer a diferença no mundo.” Por conta de seu desempenho na competição, o campus da FEI, em São Bernardo do Campo, foi escolhido para sediar a etapa nacional da Chem-E-Car 2021. Mesmo sem data para acontecer, alunos e professores da instituição já estão se preparando para o evento. O professor Gerhard Ett, colaborador da equipe, explica que esses resultados, além de representarem uma grande conquista para a instituição, também trazem benefícios à sociedade. “A tecnologia desenvolvida pelo grupo pode ser aplicada na indústria automotiva futuramente, diminuindo a poluição e usando uma fonte de energia menos nociva ao meio ambiente.”

Para lembrar, O AIChE – American Institute of Chemical Engeneers – é uma instituição centenária sem fins lucrativos, criada para estabelecer a profissão de engenharia química. É a maior organização de engenheiros químicos do mundo, presente em mais de 110 países e, somando ao todo, mais de 60.000 membros. As suas competições são formadas por 4 desafios, sendo modalidade Chem-E Car a principal delas, onde deve-se construir um carro que se movimente a partir de fontes de energias químicas, carregando um peso específico durante uma certa distância e parar. Há também a Poster Competition (apresentação de trabalhos e pesquisas realizados dentro das instituições de ensino), a Poster Session (apresentação dos carros para a competição) e a Jeopardy Competition (modalidade de perguntas e respostas semelhante ao ‘Show do Milhão’).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of