VENEZUELA PODE ESTAR PAGANDO COM OURO AO IRÃ PELO COMBUSTÍVEL E PEÇAS DE REPOSIÇÃO DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA
O ditador venezuelano Nicolás Maduro parece fora de controle. Agora, ele quer desafiar os navios de guerra dos Estados Unidos que estão fazendo exercícios no mar do Caribe. As Forças Armadas venezuelanas lançaram mísseis em uma ilha no norte do país, após a chegada dos primeiros petroleiros carregados de gasolina do Irã, e em meio a tensões com os Estados Unidos. Esses navios levaram peças de reposição e equipamentos sobressalentes para reparos nas instalações de petróleo. A Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, mas não tem equipamentos em condições de refinar o petróleo. Há escassez até de gasolina.
Os testes fazem parte de exercícios militares chamados “Escudo Bolivariano”, um destacamento permanente criado em fevereiro com o qual o ditador renovou sua retórica contra os Estados Unidos. O governo de Donald Trump vem aumentando a pressão sobre a Venezuela e reforçando as sanções contra o país e sua indústria petrolífera. A cabeça de Maduro continua a prêmio e vale US$ 15 milhões pela sua captura.
O ditador comemorou a chegada dos navios do Irã, depois que Teerã alertou sobre “consequências” se os Estados Unidos impedirem sua chegada à Venezuela. Outros quatro petroleiros que transportam cerca de 1,5 milhão de barris de combustível iraniano, passaram pelo Canal de Suez, no Egito, nas duas primeiras semanas de maio. Eles devem chegar à Venezuela entre o final deste mês e o início de junho. Os Estados Unidos estão considerando as medidas a serem tomadas em resposta ao transporte de combustível. Os americanos que a Venezuela está pagando com ouro as remessas de equipamentos e combustível.
Deixe seu comentário