VENEZUELANOS ESPERAM POR HORAS EM FILAS QUILOMÉTRICAS EM BUSCA DE GASOLINA

FILAImagens que circulam nas redes sociais revelam o drama enfrentado pelos nossos vizinhos venezuelanos na hora de abastecerem seus veículos. Pelo país, o que se vê são enormes filas, algumas que chegam até a casa dos quilômetros. Algo que beira o inimaginável em um país que detém a maior reserva de petróleo do mundo, mas que vê sua produção recuar ano a ano. A situação atual de desabastecimento é fruto de uma combinação entre deficiências na administração estatal em seu setor de petróleo e as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.

Na última semana, a imprensa venezuelana registrou filas de até 5 quilômetros na cidade de Barcelona, capital do estado de Anzoátegui. Enquanto isso, no vídeo publicado ao final desta matéria, no início de junho, se vê uma grande fileira de carros à espera de uma chance de reabastecer em um posto na cidade de Baruta, no município de Miranda.

Com as barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos, a Venezuela tem recorrido às importações de combustível do Irã.  Entre maio e junho, cinco navios transportando 1,5 milhão de barris de gasolina e insumos do país do Oriente Médio chegaram à Venezuela. Um elo frágil entre as duas nações, que está sob constante olhar dos Estados Unidos.

No último final de semana, a Justiça americana chegou a emitir uma ordem de confisco contra quatro petroleiros que transportavam gasolina de Terrã para Caracas. A alegação era que carga envolve afiliados dos Guardiões da Revolução do Irã, classificada pelos EUA como organização terrorista.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of