VESTAS E A WINDCAT LANÇAM O PROGRAMA PARA O PRIMEIRO BARCO DE APOIO MOVIDO A HIDROGÊNIO VERDE DO MUNDO

barcoA Vestas lança um programa pioneiro para explorar como o primeiro navio de transferência de tripulação (CTV) movido a hidrogênio verde do mundo. Ela quer reduzir as emissões de carbono em suas operações offshore. Essa colaboração com a Windcat Workboats é mais um passo da companhia em direção ao seu objetivo de ser carbono neutro até 2030, sem o uso de compensações. O CTV é alimentado por uma solução bicombustível, movida a hidrogênio combinado ao gasóleo marítimo. O hidrogênio combustível não contém carbono, o que mostra o potencial de reduzir as emissões de CO2 e manter a mesma potência. A solução, que será lançada no dia  15 de julho, é parte de um programa piloto no parque eólico Norther no Mar do Norte, na Bélgica. Em execução até o final de 2022, o programa irá oferecer a oportunidade para a Vestas explorar as abordagens para incorporar esse hidrocarboneto em sua configuração operacional. O objetivo do teste será coletar informações sobre as oportunidades e limitações das embarcações movidas a hidrogênio verde nas operações diárias.

Setores de difícil descarbonização, como o transporte marítimo, serão avestas fronteira final em nossa jornada global rumo à descarbonização. O hidrogênio é uma tecnologia crucial para avançarmos nesse caminho e é por isso que a Vestas está ansiosa para testar seu potencial para reduzir as emissões de nossas operações de serviço. A aplicação mais ampla de tecnologias de descarbonização só poderá progredir com o apoio de líderes do setor e é por isso que a Vestas tem orgulho de conduzir esse piloto”, disse o vice-presidente executivo de Serviços da Vestas, Christian Venderby.

As emissões de carbono associadas às operações offshore representam atualmente um terço das emissões de escopo 1 e 2 da Vestas, portanto, a implantação de embarcações movidas a hidrogênio será crucial para a jornada de sustentabilidade da companhia. O novo CTV tem potencial para deixar de emitir 158 toneladas de CO2 na atmosfera, uma redução estimada de 37% do que é observado de uma embarcação tradicional.

williamAtualmente, o navio está projetado para ser alimentado principalmente por hidrogênio cinza devido à falta de sua variante verde disponível nas quantidades necessárias. Os testes servirão para a Vestas amadurecer um caminho para o hidrogênio verde em suas operações offshore, que pode ser aproveitado quando ele atingir o nível de maturidade necessário, como diz Willem van der Wel, diretor administrativo da Windcat Workboats: “Esta embarcação, desenvolvida com nossa empresa irmã CMB.TECH, oferece à indústria uma solução econômica para reduzir significativamente as emissões de embarcações de serviço, que podem ser aplicadas em qualquer parque eólico offshore hoje. Ao usar motores bicombustíveis , podemos tornar operacional a tecnologia de hidrogênio na indústria e dar início ao desenvolvimento adicional da tecnologia, regulamentação, cadeia de suprimentos”.

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