VIBRA APOSTA NA DIGITALIZAÇÃO E CRIA UM HUB DE INOVAÇÃO PARA CONECTAR STARTUPS E SCALE-UPS

renatoA Vibra Energia está iniciando uma nova fase na sua jornada de inovação e transformação digital com a criação do Vibra co.lab. É um hub onde estarão unificados os esforços da companhia em inovação e disseminação do empreendedorismo interno na organização. A Vibra tem a expectativa de investir entre R$140 e 160 milhões em diferentes domínios de inovação nos próximos anos. Para a Vibra, a inovação é fundamental  rumo à transição energética e economia de baixo carbono. Este novo espaço permitirá a criação de conexões com startups e scale-ups em temas como mobilidade, conveniência, novas fontes de energia e outras tecnologias emergentes, construindo alternativas para grandes desafios do mercado. Renato Vieira (foto principal), líder de inovação da companhia, acredita que essa nova fase ressalta a maturidade do relacionamento da empresa com o ecossistema de inovação aberta. “Hoje, temos mais de 30 startups conectadas aos negócios da empresa. Possuímos um diretório com mais de 100 startups e scale-ups já cadastradas, representando exponencialmente esse número em oportunidades de negócios”, afirmou.

A Vibra também está ampliando a atuação em inovação aberta, um dos braços atuantes e fundamentais no avanço do processo de transformação digital, liderado poraspen Aspen Andersen (foto à direita), diretor de TI e Digital da companhia. A empresa diz que a transformação em mobilidade, pautada pela transição energética e neutralização de carbono, tem o desafio de levar a cultura de inovação para todas as áreas da Vibra. O  trabalho é estabelecer conexões que permitam chegar a soluções rápidas de problemas do dia a dia de diversos setores. Entre os projetos inovadores desenvolvidos ou que estão no radar da Vibra estão parcerias com startups de meios de pagamento, mobilidade, sustentabilidade, conveniência, energia, entre outras. Também está no escopo startups que ajudem a otimizar processos e reduzir custos. “Isso terá desdobramentos positivos para diferentes áreas da empresa, na medida em que promovemos a atuação multidisciplinar entre os times internos e as startups. É um ambiente que favorece e fomenta a mentalidade empreendedora e o aprendizado contínuo, individual e coletivo“, explica Renato Vieira.

O hub nasce também com parcerias institucionais cujo objetivo é ampliar e facilitar a conexão com o todo o ecossistema de inovação. Os três primeiros são a Endeavor, o MIT Reap e o IBI-Tech. Com a primeira, a Vibra pretende apoiar e participar de mentorias e projetos de aceleração de scale-ups. Já com o MIT Reap, o objetivo é trabalhar em desafios inovadores com foco em energia e mobilidade. E com o IBI-Tech, a companhia quer se aproximar do ecossistema de Israel, um dos principais polos de inovação tecnológica do mundo, com mais de seis mil startups.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of