EXXONMOBIL FAZ DESCOBERTA DE ÓLEO NO BLOCO DE TITÃ, NA BACIA DE SANTOS

west saturnA petroleira americana ExxonMobil notificou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a descoberta de indícios de petróleo no poço pioneiro 1-EMEB-2-RJS (Titã-1), no bloco de Titã da Bacia de Santos. O marco foi alcançado aproximadamente três meses após o início da perfuração no local, que está sendo executada por meio do navio-sonda West Saturn, afretada pela Seadril. A descoberta aconteceu em lâmina d’água de 2.644 metros.

O bloco de Titã é operado pela ExxonMobil (64%) em parceria com a QPI Brasil (36%) e foi arrematado em 2018, durante a 5ª Rodada de Partilha. O bônus de assinatura da área foi o maior daquele leilão, juntamente com Saturno, no valor de R$ 3,125 bilhões.

Esse não foi o primeiro resultado exploratório da empresa em 2021. Em julho deste ano, a ExxonMobil já havia feito outra descoberta – de óleo e gás – no poço Opal-1A, em lâmina d’água de 2,6 mil metros. O poço fica no bloco C-M-789, localizado em águas ultraprofundas da Bacia de Campos.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ralfo Penteado Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

E o Brasil com a indústria do petróleo(inclue gás natural, derivados, petroquímicos, fertilizantes…etc) travada e importadora `a mercê de volatilidades e especulações. Guedes um equivocado pois o “mercado” não resolve um país ex-autosuficiente …e hoje dependente(e obrigado) até da formação dos preços internacionais.

Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

No pressal do Brasil, dado de graça, não tem loteria. Furou , achou, produziu a u$7.00/barril e vende base Brent u$85.00/barril.