VIVA COR TINTAS COMPLETA 30 ANOS E CELEBRA MOMENTO DE CRESCIMENTO NOS NEGÓCIOS E EXPANSÃO DA REDE

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

jacobOs tempos são de comemoração na Viva Cor, uma das principais distribuidoras de tintas para os setores automotivo e de construção civil. A empresa brasileira completou 30 anos de vida em 2022, em meio a um recente movimento de expansão no volume de negócios. Ainda que diante das dificuldades impostas pela pandemia nos últimos dois anos, a companhia conseguiu ampliar suas vendas. Agora, olhando para o futuro, a ideia é expandir a rede de lojas e fechar o ano com um novo resultado positivo. É o que afirma o diretor da Viva Cor, Jacob Martins. “Em 2021, a empresa conseguiu crescer em termos de vendas. Para 2022, a nossa estimativa é encerrar o ano com ampliação no volume de vendas”, projetou o empresário. Atualmente, a companhia está construindo a sua nova loja, que ficará na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Martins também falou sobre as perspectivas sobre a economia brasileira e o potencial do mercado do país. “O nível de desemprego no país hoje está bem próximo ao que tínhamos antes da pandemia de covid-19. A minha torcida é que a economia brasileira continue evoluindo e melhorando. O Brasil tem um potencial fantástico”, declarou.

Poderia começar falando desse momento especial da empresa? Quais foram as principais conquistas ao longo dessas três décadas de atuação no mercado?

WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.47.56Para nós, este é um momento muito especial. A Viva Cor começou com poucos recursos. Para se ter ideia da dificuldade, a empresa tinha quatro sócios que, juntos, tinham um capital de US$ 45 mil. Mas, naquele período, só a linha telefônica custou US$ 5 mil.

A principal conquista ao longo desses 30 anos foi a confiança dos clientes. Somos uma empresa reconhecida pelo mercado. Hoje, temos 100 colaboradores. Poder contribuir com a renda de 100 famílias é um fato que nos deixa muito felizes. Isso nos motiva a trabalhar ainda mais.

Qual foi a estratégia da companhia para conseguir o crescimento verificado nos últimos anos?

A nossa estratégia foi atuar sempre de forma correta, falando sempre a verdade para os nossos clientes e cumprindo com todos os nossos compromissos assumidos. Esses são pontos básicos, mas infelizmente existem muitas empresas em diversos segmentos que não seguem esses princípios elementares.

Depois disso, procuramos proporcionar bons serviços. A nossa entrega aqui na região do Grande Rio é D+1 – isto é, se o cliente pede hoje, ele recebe o produto no dia seguinte. Existem serviços na linha automotiva que, basicamente, são executados apenas por nossa empresa dentro do mercado. O estoque é outra estratégia que usamos. Temos variedade de produtos e estamos sempre atentos em relação às novidades do mercado. Por fim, outra característica do nosso atendimento é a atenção ao cliente, sempre tratando-os com muita cortesia.

Seria interessante se falasse um pouco aos nossos leitores dos destaques da atuação da Viva Cor nos setores automotivo e de construção civil.

WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.48.42No setor de construção civil, a Viva Cor atua nas pequenas e médias obras residenciais e comerciais. Nossa empresa procura atender com uma logística precisa. Como disse anteriormente, a nossa entrega é D+1. Nossa frota é totalmente própria, isso amplia o nosso controle sobre a qualidade das entregas.

Na linha automotiva, a Viva Cor busca introduzir tecnologias para que as oficinas possam economizar com mão de obra. A maior reclamação das oficinas atualmente é que está difícil o mercado de contratações. Por isso, fazemos um trabalho para treinar as equipes dos nossos clientes, para que eles possam produzir cada vez mais com um menor uso de mão de obra. Isso pressupõe o uso de tecnologias com produtos e ferramentas.

Como empresário brasileiro, como está sua confiança quanto ao futuro da economia do país?

Eu estou bem confiante. Acho que o país está com alguns avanços na infraestrutura. Enquanto isso, o agronegócio está bombando e isso se reflete no mercado, de uma maneira geral. Nos últimos meses, o desemprego do Brasil está diminuindo em um ritmo considerável. O nível de desemprego no país hoje está bem próximo ao que tínhamos antes da pandemia de covid-19. A minha torcida é que a economia brasileira continue evoluindo e melhorando. O Brasil tem um potencial fantástico.

Ainda falando de futuro, gostaria que apresentasse um pouco os planos da Viva Cor. Quais serão as estratégias da empresa para ampliar ainda mais sua presença no mercado?

WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.48.43A nossa estratégia é continuar ampliando os pontos de loja. Neste momento, estamos construindo a nossa quinta loja, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nossa estratégia não prevê uma pulverização de diversas pequenas lojas. As unidades são pensadas para ter um bom espaço físico e material.

Conseguimos ter uma boa capilaridade, mesmo com poucas lojas, por conta da nossa logística. A Viva Cor Tintas quer ocupar espaços em bairros onde ainda não atua, mas de uma forma sólida para manter a sua qualidade. Ao mesmo tempo, estamos olhando com mais carinho para o ambiente de vendas online.

E como estão as expectativas de crescimento para os próximos anos?

As nossas expectativas são boas. Olhando para o passado recente, passamos pela pandemia sem ter sofrido queda. Durante 2020, conseguimos manter as vendas que tínhamos em 2019. Depois, em 2021, a empresa conseguiu crescer em termos de vendas. Para 2022, a nossa estimativa é encerrar o ano com ampliação no volume de vendas. O primeiro semestre deste ano foi muito bom. No trimestre atual, porém, sentimos que o mercado desacelerou. Ainda assim, após as definições das eleições de outubro, acredito que o mercado voltará a crescer.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of