VOTAÇÃO DA MP DA ELETROBRAS FICOU PARA A MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA

rodrigo-pacheco-868x644A espera vai durar um pouco mais. Ficou para amanhã (17) a votação no Senado da medida provisória (MP) que trata da capitalização da Eletrobrás. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (foto), decidiu que a apreciação do tema pelos senadores será realizada na quinta-feira, a partir das 10h.

O relatório da matéria, de autoria do senador governista Marcos Rogério (DEM-RO), foi protocolado por volta das 18h. Muitos senadores que participam da sessão plenária, feita de forma virtual, fizeram manifestações pedindo que o tema não fosse votado hoje, por causa do curto prazo para análise do relatório.

Pacheco então propôs que a leitura do relatório fosse feita ainda hoje e a votação fosse postergada para amanhã, dando tempo assim para que os senadores pudessem analisar o teor do texto.

O relator Marcos Rogério manteve as alterações no texto original da MP feito pela Câmara dos Deputados e incluiu ainda novas emendas ao texto. Uma delas, por exemplo, prevê que uma fatia de 750 MW, do total de 6 GW previstos em geração termelétrica a gás, seja direcionada para a região do Triângulo Mineiro. O autor da emenda foi Rodrigo Pacheco. Minas Gerais, como se sabe, é o território eleitoral do presidente do Senado.

A contratação de usinas térmicas prevista na MP é um dos pontos mais polêmicos e que causam maior discordância no setor, conforme mostrou mais cedo o Petronotícias. Rogério, contudo, usou dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia para justificar a contratação dessas plantas e de outras medidas previstas na matéria:

Ao fim e ao cabo, somados todos os efeitos econômicos do PLV, a redução das tarifas de energia elétrica será, na pior situação, de 5,1%, e, na situação mais favorável, de 7,365%. Não há, portanto, fundamento nas afirmações que oPLV provocará aumento da conta de luz”, escreveu o senador no relatório. Ao todo, o senador incluiu 13 emendas de sua autoria e ainda aceitou mais 19 de seus colegas.

O relatório completo da MP da Eletrobrás está disponível nesse link.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of