VULCÃO DE LAMA ENTRA EM ERUPÇÃO NA COSTA DO AZERBAIJÃO E CAUSA SUSTO EM PLATAFORMAS DA REGIÃO

explosion-Caspian-Sea-780x470Um grande susto para trabalhadores offshore no Mar do Cáspio, perto da costa do Azerbaijão. Uma enorme coluna de fogo foi vista e filmada de navios e plataformas durante a noite de domingo (4), causando o temor de que teria sido um acidente de grandes proporções em alguma unidade petrolífera. No entanto, as chamas foram causadas pela erupção de um vulcão de lama, segundo informações de órgãos locais.

O Ministério de Emergências do Azerbaijão negou que a explosão tenha afetado as plataformas de petróleo e gás natural próximas. Já a britânica BP, que também tem ativos de produção na região, afirmou que suas operações continuam normalmente e nenhum dano foi causado à sua infraestrutura no local.

A Companhia de Petróleo Estatal da República do Azerbaijão (Socar) também emitiu um comunicado afirmando que suas plataformas não sofreram qualquer tipo de incêndio. “Nenhum acidente ocorreu nas plataformas de petróleo ou navios. Este é um sinal de um vulcão de lama. Existem muitos vulcões de lama no Mar Cáspio, um dos quais entrou em erupção”, disse o diretor do serviço sismológico do Azerbaijão, Gurban Yetirmishli.

Em linhas gerais, um vulcão de lama é uma estrutura em forma de cone que se forma quando a lama e uma pasta de sedimento com água e gás são expelidas no fundo do mar. É um tipo de vulcão que não produz lava e não é, necessariamente, é impulsionado pela atividade magmática.

Veja no vídeo abaixo as primeiras imagens da erupção do vulcão e, a seguir, as cenas da explosão vistas na noite de domingo:

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Verenice Sipriano Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Verenice Sipriano
Visitante
Verenice Sipriano

Será que a situação lá está melhor?