NORTEL VAI ABRIR NOVA UNIDADE EM MACAÉ PARA REFORÇAR ENTRADA NO MERCADO DE ÓLEO E GÁS BRASILEIRO

Acompanhando a evolução da indústria de petróleo e gás, as empresas fornecedoras de materiais industriais também estão convergindo para este segmento. Desde equipamentos específicos para o setor, como ferramentas de perfuração, até outros mais genéricos, todo tipo de material vem sendo de alta demanda por essa indústria no Brasil desde o início de seu rápido crescimento, em 2006. O grupo francês Rexel, que possui diversas empresas no setor de venda de materiais e equipamentos elétricos industriais, também vem buscando seu espaço no setor de petróleo e gás brasileiro. Com grande parte de seus 12 bilhões de euros em vendas anuais concentrados na Europa e nos Estados Unidos, o grupo agora mira a América do Sul. A Nortel, empresa que faz parte do grupo Rexel, está iniciando sua participação no fornecimento de materiais e equipamentos para o setor de óleo e gás, tendo como base a história e o sucesso do grupo ao qual pertence. Para falar sobre os planos, estratégias e produtos vendidos pela Nortel no Brasil, o coordenador de produtos da empresa, Vanderlei Júnior, conversou com o repórter André Dutra, e adiantou que devem inaugurar uma nova unidade em Macaé ainda em setembro.

Quais os tipos de equipamentos vendidos pela Nortel?

Nós vendemos todos os tipos de equipamentos relacionados à parte elétrica, desde materiais abrasivos, até cabos e também materiais de iluminação, que é a área que eu estou coordenando inclusive.

Qual o motivo da entrada da empresa no setor de petróleo e gás?

É o motivo mais óbvio mesmo. É um mercado que está muito quente aqui no Brasil e tem a tendência de crescer ainda mais nos próximos anos. Outra coisa que nos levou a iniciar a atuação neste setor foram as certificações, da Petrobrás e do Inmetro, que conseguimos graças à importância do grupo Rexel e também pela qualidade dos produtos que vendemos.

No setor de iluminação, quais os produtos de destaque?

Nós conseguimos o certificado do Inmetro para toda a nossa linha de iluminação de LED. Nós somos representantes de uma das maiores empresas de materiais de iluminação de LED dos Estados Unidos, que é a DiaLight. Esta é uma empresa que já nasceu sendo específicamente de LED, desde a época em que a tecnologia era usada somente em displays “on e off”. Em termos de iluminação nós inclusive já temos produtos em funcionamento no setor de mineração, onde temos clientes de grande porte, como a própria Vale.

Como era a atuação da Nortel na parte de iluminação antes da DiaLight?

Nós atuávamos mais com outros equipamentos que não fossem as fontes de luz em si, como cabeamentos, etc. Prestamos  serviços para diversas empresas que atuavam como fornecedoras na Refinaria de Paulínia (Replan).

A Nortel também representa empresas nacionais?

Sim, inclusive elas são maioria. Ainda representamos poucas empresas estrangeiras, e pretendemos aumentar esse número, já que existem diversos materiais que ainda não são produzidos no Brasil.

Alguma dessas empresas já mostrou interesse em fabricar seus produtos no Brasil?

Sim. Algumas empresas que nós representamos já nos pediram para entrar em contato com universidades e instituições para que sejam feitos estudos de viabilidade financeira e de mercado para a construção de unidades no Brasil. Após algum tempo vendendo produtos no país, estas empresas percebem que fabricar no Brasil será um diferencial daqui para frente, graças à lei de conteúdo local.

A Nortel tem alguma novidade para essa entrada no setor de petróleo e gás?

A principal novidade é a abertura de uma nova unidade da empresa em Macaé (RJ) que deve ficar pronta no final de setembro, para que fiquemos mais próximos de onde estão as grandes empresas do setor. Com esta unidade também pretendemos incrementar nosso setor de pós-venda, aumentando nosso poder de suporte, assitência técnica e manutenção da nossa linha de produtos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of