GRUPO DE ATIVISTAS PROTESTA CONTRA O NÃO DESLIGAMENTO DA LINHA 5 EM MICHIGAN E TENTA IMPEDIR FLUXO DE ABASTECIMENTO

guitarristaEnquanto não se define a construção de um túnel para lançar sete quilômetros de um duto sob o Lago de Michigan, aumentam  as discussões e sobe o tom da briga causada pelo risco de vazamento da linha 5 da empresa canadense Enbridge, sob o Lago de Michigan. A disputa entre governo e a empresa privada permanece. Continua a briga à espera de uma solução definitiva. Um grupo que protestava contra a operação contínua dos oleodutos da linha 5 da gigante canadense de transporte de petróleo Enbridge, no Estreito de Mackinac, divulgou vídeos nas redes sociais mostrando seus membros entrando na propriedade de Enbridge e fechando uma válvula de emergência para interromper temporariamente os fluxos do polêmico oleoduto. Os manifestantes pareciam saber que teriam tempo para cometer o ato. Uma transmissão ao vivo do Facebook da ação durou uma hora, com uma pequena multidão segurando cartazes e torcendo pelo encerramento enquanto a banda de rock Only Lucky Once se apresentava do lado de fora da cerca, com uma guitarra elétrica e amplificador.

O porta-voz da Enbridge, Ryan Duffy, criticou a ação, afirmando que era ilegal e colocava os manifestantes e outras pessoas em perigo. Membros do grupo degovernadora manifestantes contataram a Enbridge para informar a empresa sobre o que eles estavam prestes a fazer e Duffy disse que o pessoal da Enbridge desligou os fluxos do oleoduto de seu centro de controle, “por cautela para proteger as comunidades e providenciar primeiros socorros para os manifestantes”.

Um guitarrista da banda Only Lucky Once se apresentou como um manifestante mascarado e com capacete fechando uma válvula manual de corte de emergência para a linha 5 do oleoduto da Enbridge, em uma estação de bombeamento de Enbridge perto de Vassar,  no condado de Tuscola.  Um porta-voz do grupo, que falou sob condição de anonimato, disse que o protesto em Michigan foi feito por “pessoas autônomas”, e que “a ação não está diretamente ligada a nós. Estamos apenas esperando amplificá-la“. Duffy (foto à esquerda) disse que o fechamento da duffyválvula ocorreu em um segmento do oleoduto na Península Inferior, na zona rural do condado de Tuscola, perto de Vassar: “Respeitamos os direitos dos outros de expressar suas opiniões sobre a energia que todos usamos, mas o incidente de adulteração de oleodutos envolvendo a Enbridge não foi um protesto legal. Foi uma atividade criminosa que colocou as pessoas e o meio ambiente em risco”, disse o porta-voz da Enbridge.enbridge

De acordo com um comunicado à imprensa do grupo Resist Line 3, um “Protetor de Água de Michigan” fechou a válvula de corte do oleoduto da Linha 5 de 68 anos “de acordo com a ordem da governadora Gretchen Whitmer (foto à direita).” Na verdade a governadora determinou a interrupção do oleoduto, mas nunca foi obedecida pela empresa canadense. Whitmer anunciou em novembro passado que revogaria a servidão de 1954 de Enbridge do estado para usar o fundo do lago em seus oleodutos, citando “violações persistentes e incuráveis de Enbridge dos termos e condições da servidão” e os perigos potenciais de um derramamento de óleo no ambiente de Michigan e economia.

linha 5A Enbridge continuou a operar a Linha 5, desafiando o prazo de desligamento de Whitmer, declarando publicamente e em tribunal que Michigan não tem autoridade legal para regular oleodutos interestaduais e gasodutos. Michigan está tentando devolver o caso federal aos tribunais de Michigan. O governo canadense no início deste mês invocou um tratado de oleodutos de 1977 com os EUA, buscando impedir os Estados Unidos a Processos do Tribunal Distrital sobre um possível desligamento da Linha 5 e convocação de negociações bilaterais entre os dois países para resolver quaisquer disputas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of