PROJETO UTILIZA ÁGUA RESIDUAL DO PROCESSAMENTO DE CAFÉ PARA GERAÇÃO DE ENERGIA

han de grootUm projeto desenvolvido pela UTZ Certified provou que a água residual produzida durante o processo de beneficiamento do café pode ter suas utilidades. Atualmente jogada sem tratamento nos rios, a água residual afeta a fauna e a flora, bem como as comunidades próximas. O projeto iniciado em 2010 visava resolver problemas ambientais e de saúde causados pelo despejo indiscriminado da água residual, e chegou à conclusão de que ela pode ser utilizada na geração de energia.

Foram instalados sistemas de tratamento de águas residuais do processamento do café e mecanismos de tratamento de resíduos sólidos em oito fazendas de café na Nicarágua, dez em Honduras e uma na Guatemala. Os resultados obtidos foram extremamente satisfatórios, como a geração significativa de biogás – utilizado na geração de energia – e prevenção da liberação de emissão de gases do efeito estufa, particularmente o metano.

“A produção de café só é ambientalmente sustentável quando a água é usada de forma eficiente e a água poluída do processamento é tratada. Os ecossistemas locais não têm a capacidade de processar as grandes quantidades de fluidos contaminados”, disse o diretor-executivo da UTZ Certified, Han De Groot (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of