PRODUÇÃO BRASILEIRA VOLTOU AO PATAMAR DE 4 MILHÕES DE BARRIS DE ÓLEO EQUIVALENTE POR DIA EM SETEMBRO
O Brasil trilhando sua jornada de aumento de produção de petróleo e gás. O país alcançou um importante feito em setembro, quando produziu 4,048 milhões de barris de óleo equivalente por dia – valor que representa 3,148 milhões de barris de óleo e 143 milhões de metros cúbicos de gás natural. Essa foi a segunda vez em toda a história que o Brasil conseguiu ultrapassar a barreira dos 4 milhões de barris de óleo equivalente por dia – a primeira aconteceu em janeiro de 2020.
Os dados foram divulgados hoje (20) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com o órgão regulador, ainda em setembro, a produção no pré-sal alcançou 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia e representou 74,11% do total nacional. O campo de Tupi, na Bacia de Santos, produziu 887,71 mil barris diários e foi a área com maior produtividade. A instalação de maior produção foi o FPSO Carioca, com 196,74 mil barris de óleo equivalente por dia. Importante notar que a plataforma está com apenas 4 poços produtores conectados.
Em agosto, conforme noticiamos, a produção total de óleo e gás no Brasil foi de 3,967 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 3,087 milhões de barris diários de petróleo e 139,96 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.
Dos 143 milhões de m3 de gás produzidos, quantos não são aproveitados? E o equivalente em barris de petróleo?