faixa - nao remover

ENAUTA OBTEVE RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS NO CAMPO DE ATLANTA

Alpha Star será usada para perfuração de novo poço em Atlanta

Alpha Star será usada para perfuração de novo poço em Atlanta

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) emitiu recentemente a renovação de licença ambiental para perfuração de poços no campo de Atlanta, operado pela Enauta na Bacia de Santos.  O documento tem validade de oito anos e cinco meses e autoriza a perfuração de até nove poços por meio do navio-sonda Laguna Star ou pela sonda semissubmersível Alpha Star. As duas embarcações fazem parte da frota da Constellation.

Como noticiamos em outubro, a Enauta está prestes a iniciar uma campanha de perfuração de três novos poços em Atlanta. A atividade será realizada por meio da sonda semissubmersível Alpha Star. A perfuração do primeiro poço (7-ATL-5H-RJS) deve começar neste último trimestre de 2022. Ele irá substituir um dos três poços atualmente conectados ao FPSO Petrojarl I (Sistema de Produção Antecipada) a partir do início de 2023.

A expectativa da Enauta é que, com o novo poço, a produção do campo aumente para mais de 20 mil barris de óleo por dia. Além disso, a empresa prevê ainda uma redundância adicional ao sistema de bombeio dos poços e maior flexibilidade operacional ao sistema de produção.

Logo após, a Enauta começará a perfuração dos dois poços seguintes, que por sua vez serão interligados ao novo FPSO Atlanta (Sistema Definitivo). A previsão de entrada em operação é para meados de 2024, permitindo a produção de até 50 mil barris de óleo por dia para o FPSO Atlanta. Em uma segunda fase do projeto, a companhia planeja a perfuração de mais quatro poços, com o objetivo de manter os patamares de produção do Sistema Definitivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of