GREVE NA PETROBRÁS ENFRAQUECE E FNP DECIDE NESTA QUARTA-FEIRA SE MANTÉM PARALISAÇÕES
A greve na Petrobrás vem se enfraquecendo nos últimos dias e as perspectivas para a manutenção do movimento não são grandes. Após a sinalização da Federação Única dos Petroleiros (FUP) pelo término das mobilizações na última semana, apenas três plataformas do sindicato optaram por manter a paralisação. A continuidade do movimento vem sendo ainda defendida pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que mantém paradas as operações em todos os estados que atua. A entidade, no entanto, irá se reunir nesta quarta-feira (18) para fazer nova avaliação do cenário e decidir se mantém ou não a greve.
Os petroleiros estão divididos. Se há poucas semanas o quadro de mobilizações vinha afetando em peso as atividades da empresa por todo o país, hoje o movimento segue ativo em um número reduzido de unidades. Da FUP, apenas os sindicatos do Espírito Santo, Norte Fluminense e Minas Gerais votaram pela manutenção das paralisações.
A diretoria da FNP se reúne hoje às 18h e deve apresentar uma nova decisão frente ao cenário de enfraquecimento da greve. Segundo o secretário-geral da entidade, Emanuel Cancela (foto), até o momento a mobilização continua nas unidades do Rio de Janeiro, São José dos Campos, Sergipe, Pará e litoral paulista.
Não podemos esquecer da Greve Histórica de 1995. Os petroleiros eram a vanguarda da resistência! Guardadas as devidas proporções, lembrava a luta dos mineiros contra Thatcher. Lideranças da CUT e PT foram à mídia criticar a militância, já tão massacrada pelos de sempre, o que gerou enérgico protesto em Cubatão. A ação direta antecede e influencia eleições!