STATOIL ABANDONA EXPLORAÇÃO NO NORTE DO ALASCA DEVIDO À BAIXA RENTABILIDADE DE BLOCOS

tim dodsonFrente a um baixo retorno operacional e à necessidade de manter ativos competitivos no atual mercado, a Statoil anunciou nesta semana que irá abandonar suas atividades no mar de Chukchi, localizado ao norte do Alasca. A companhia norueguesa, que vinha realizando estudos sísmicos na região do Ártico ao longo dos últimos sete anos, com resultados pouco animadores, encerrará as operações em 16 áreas de concessão nas quais atua como operadora e em outros 50 ativos em consórcios.

Entre os fatores que impulsionaram a decisão está o fracasso de uma perfuração feita há poucos meses pela Shell na região, que encontrou um poço seco em área próxima à estudada pela Statoil. Em meio ao contexto de dificuldades da indústria offshore, a norueguesa optou por não dar prosseguimento ao investimento de risco.

Segundo o vice-presidente executivo de exploração da empresa, Tim Dodson (foto), a baixa do mercado não permite à empresa sustentar ativos que demandam grandes aportes financeiros. O atual cenário, de acordo com Dodson, impede a manutenção de “esforços contínuos para maturar essas oportunidades”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of