A EMPRESA CHINT POWER ALERTA PARA O PERIGO DE MORTE EM RESGATES NO SUL QUANDO A CASA TIVER O SISTEMA FOTOVOLTAICO

CINTA Chint Power, fabricante chinesa e líder global com mais de 1 milhão de inversores fotovoltaicos instalados, traz boas orientações práticas sobre como agir com segurança em áreas alagadas que possuem casas com módulos fotovoltaicos, popularmente conhecidos como painéis solares, como acontece em centenas de cidades do Rio Grande do Sul. Alertas importantes pelo perigo que as pessoas estão correndo. Um pouco tarde, mas antes tarde do que nunca. O inversor fotovoltaico, item indispensável no sistema de energia solar, é um conversor elétrico que transforma a energia produzida pelos módulos solares de corrente contínua em corrente alternada para residências, comércios e indústrias. De acordo com Christine Gomes, responsável pela área de produtos da Chint Power Brasil, “a área dos módulos fotovoltaicos pode ser um local perigoso para resgate em enchentes”.

Seguem algumas orientações da especialista da Chint Power:

Durante o Resgate – Para evitar um risco de choque elétrico e garantir a sua segurança e dos socorristas durante uma enchente, mantenha distância dos módulosSOLAR fotovoltaicos, inversores, quadros elétricos, disjuntores e cabos. Nunca tente desconectar esses equipamentos submersos ou molhados.

Ao entrar no imóvel após a enchente – Não religar o sistema imediatamente até que seja avaliado por um serviço técnico especializado. O técnico irá garantir que o sistema esteja seco suficiente e seguro para ser religado. Em nenhuma hipótese tente religar o sistema sob o risco de choques elétricos fatais.

Imóveis em locais com risco de enchente – Caso o imóvel ainda não tenha sido vítima de enchente, mas apresente risco de entrada de água, o ideal é desligar o sistema como um todo, desde a entrada de energia da residência, incluindo o inversor, o disjuntor e as chaves CA e CC, para evitar curto-circuito. É importante também encontrar um lugar alto para acomodar o inversor e demais componentes, evitando o contato com a água.

As recomendações mencionadas só devem acontecer caso haja tempo suficiente para a realização e posterior evacuação do local. Em caso de um alerta de enchente, com subida rápida do nível de água, a prioridade é a preservação da vida e a saída do local imediatamente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of