A NORUEGUESA NORSK SOLAR ASSINA ACORDO COM A ÓRIUGO E A GD SOLAR PARA CONSTRUIR 12 USINAS FOTOVOLTAICAS NO BRASIL

11A Norsk Solar, empresa com sede em Oslo, Noruega, assinou um acordo com a GDSolar e a Órigo para a construção de 12 usinas fotovoltaicas no Brasil com capacidade de geração estimada de 37 MWp. O objetivo da Norsk Solar – que atua em mercados emergentes -, é financiar, construir e desenvolver uma carteira de projetos de energia solar direcionada para os setores corporativo e industrial. Øyvind L. Vesterdal, CEO da Norsk Solar, disse: “Este acordo é um passo natural no plano de negócios da Norsk Solar no Brasil e consolida nossa entrada nesse mercado. Nossa equipe tem feito um excelente trabalho visando clientes dentro do espaço corporativo e industrial (C&I). O objetivo é suprir a demanda por energia limpa, barata e com custo previsível. Este é o primeiro projeto de um pipeline de rápido crescimento e está alinhado com nossas ambições de crescimento na região”.

O investimento inicial previsto para essa fase totaliza R$ 150 milhões e a maior parte das usinas será construída no Estado de Minas Gerais. O contrato possui prazo de 25 anos. Para Mauro Benedetti, Gerente Geral da Norsk Solar no Brasil,  o mercado corporativo e industrial brasileiro de energia solar está em rápido crescimento e com um grande potencial para nossa proposta de valor. “Com essa operação estabelecemos uma marca forte no Brasil e garantimos uma boa posição de entrada no mercado. Nossa ambição é nos tornarmos um dos principais produtores de energia solar para clientes da C&I no País nos próximos anos”, declarou.

O desenvolvimento da operação, a modelagem do negócio e a construção dos projetos é de responsabilidade da GDSolar, pioneira e líder no desenvolvimento de energiagff solar no Brasil. A sociedade  com a GDSolar aumentará a reputação da Norsk Solar no mercado brasileiro e é um forte apoio ao posicionamento que a marca conquistou internacionalmente. Alexandre Gomes, CEO da GDSolar, declarou: “Aplicamos toda a nossa experiência para desenvolver esse modelo de negócio. Criamos a melhor e mais eficiente alternativa para que a nossa participação acionária com a Norsk facilite a entrada da empresa no mercado solar brasileiro. Também vamos oferecer eficiência energética sustentável para que a Órigo amplie sua base de clientes. Dessa forma estamos antecipando o movimento de retomada da economia previsto para o próximo ano. Considerando o cenário que o setor tradicional de energia sinaliza para 2022, construimos uma operação sob medida para que nossos parceiros tenham uma vantagem competitiva no mercado de energia limpa”.

xsA terceira empresa envolvida na operação é a Órigo Energia, pioneira no setor brasileiro de geração distribuída compartilhada e que atende atualmente através da gestão de cooperativas mais de 15 mil clientes, entre residências e pequenas empresas. A companhia, que tem em seu quadro de acionistas a TPG ART, MOV e Mitsui, é quem vai distribuir e gerir a energia das novas fazendas negociadas na operação. O CEO da Órigo Energia, Surya Mendonça, afirmou: “Essa energia gerada será distribuída como créditos para os nossos clientes, em linha com o nosso comprometimento de democratizar o acesso à energia limpa no Brasil, tornando-a acessível a todos, especialmente aqueles que se encontram na base da pirâmide social. A economia proporcionada por esse modelo de geração distribuída é bastante significativa para as famílias, especialmente no momento desafiador que vivemos em vários aspectos e em que o custo da energia elétrica está em patamares elevados no país”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of