A YPF ESTÁ INVESTINDO R$ 48 MILHÕES PARA MODERNIZAR PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SEUS PRODUTOS NO BRASIL

DCIM/100MEDIA/DJI_0218.JPGA multinacional Argentina YPF está modernizando e ampliando no Brasil o Projeto “Planta do Futuro”, que vai readequar a estrutura da companhia no país e torná-la mais digital, em uma reforma que tem valor estimado em R$ 48 milhões de investimentos. A YPF quer otimizar processos e tornar a produção ainda mais tecnológica. O projeto, que teve início há cinco anos, já quadruplicou a capacidade de produção da empresa, que antes gerava cerca de 1 milhão de litros de lubrificante automotivo por mês e hoje consegue alcançar a mesma quantidade em apenas uma semana de operação. Até 2023 é esperado o alcance da marca de 10 mil metros cúbicos por mês.

Como consequência, a empresa pretende aumentar oportunidades de emprego nos próximos anos, visando novos talentos com experiência em automação e tecnologia, que serão essenciais para suprir as demandas ocasionadas pelo aumento expressivo da presença tecnológica nos processos da YPF. Fábio Lopes, gerente de operação industrial da YPF Brasil, disse que “Com a expectativa de termos uma fábrica cada vez mais inteligente e produtiva, a chegada de pessoas das áreas deypf 1 estatística, programação e engenharia de processos se torna uma necessidade essencial para alcançarmos esses objetivos.”

As melhorias tecnológicas permitiram, além do aumento da capacidade de produção, a diminuição de erros ocasionados pela ação humana por meio da inclusão de máquinas e robôs proativos que não só evitam equívocos, mas também ajudam no processo de identificação deles.  Outra preocupação da YPF Brasil é o impacto sustentável da nova planta sobre o meio ambiente. Atualmente, a empresa consome 500 gramas de gás liquefeito de petróleo para a produção de um metro cúbico de lubrificante, enquanto concorrentes consomem cerca de 2 quilogramas para a produção da mesma quantidade de produto final.

Embora esteja em desenvolvimento, a realidade trazida pelas alterações na planta da fábrica já estão incluídas na rotina dos funcionários da empresa. “A tecnologia é importante, mas as pessoas nessa nova estrutura que  montamos é a chave para o nosso sucesso. Falamos de indústria 4.0, mas para falar a verdade penso que o ideal é construirmos uma planta onde homem e  tecnologia possam trabalhar lado a lado”, completa Fábio. A primeira linha produtiva inteligente é resultado das melhorias do projeto “Planta do Futuro”, e tem previsão de lançamento em dezembro de 2021.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of