ABIMAQ APROVEITARÁ NAVALSHORE RIO PARA BUSCAR PARCERIAS COM FORNECEDORES JAPONESES

César PrataDurante sua participação na feira de equipamentos marítimos Sea Japan, que aconteceu em Tóquio no mês de abril, a Abimaq fez uma apresentação com o objetivo debater o mercado brasileiro de óleo e gás e convidar os grandes estaleiros japoneses a retornarem ao Brasil. Segundo o diretor dos Conselhos de Óleo e Gás e Metalurgia e Mineração, César Prata, a meta da associação foi convencer a cadeia produtiva subfornecedora dos estaleiros a buscar empresas brasileiras de máquinas para se associar e participar do mercado, atendendo exigências de conteúdo local e colocando a Abimaq à disposição para auxiliar as empresas a encontrarem parceiros dentre as empresas associadas.

Em agosto deste ano, durante a realização da Navalshore Rio, principal evento marítimo do país, o diretor de assuntos marítimos do Ministério dos Transportes do Japão (MLIT), Toshiya Morishige, virá ao Brasil liderando uma comitiva de empresários interessados no contato com as associadas da Abimaq. De acordo com Prata, a vinda da comitiva terá dois aspectos, um político, oficial e formal, e outro técnico. O aspecto político poderá envolver encontros entre ministros dos dois países, e o aspecto técnico deverá incluir apresentações de empresários do Brasil e do Japão com atuação nos mesmos mercados ou com os mesmos produtos.

“Nesta questão técnica, a Abimaq terá a missão de selecionar parceiros potenciais”, detalhou Prata, que ressaltou a importância desta interação. “Somos o oposto deles em quase todos os sentidos e por isso nos complementamos. Ao contrário de nós, não se prendem tanto às pressões momentâneas de economia ou do câmbio. Eles veem o momento que passamos como transitório, mas evidenciam que os fundamentos do Brasil estão corretos, pois temos matérias primas, vastidão territorial, mercado interno e democracia”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of