ABITAM PARTICIPA DE AÇÃO EMPRESARIA CONTRA A “GUERRA FISCAL” NOS PORTOS

A Associação Brasileira das Indústrias de Tubos e Acessórios de Metal (Abitam), junto com diversas outras associações publicou uma ação empresarial para combater a “guerra” fiscal dos portos brasileiros. As associações querem o fim do tratamento privilegiado aos produtos importados, praticado em diversos estados brasileiros.

O pedido foi encaminhado ao governo, junto com um estudo sobre como o aumento das importações vem prejudicando a indústria nacional. No estudo, constam avaliações dos efeitos negativos desta política não só para a indústria, mas também para o mercado de trabalho.

O privilégio às importações se dá porque os estados que fazem isto aumentam sua arrecadação. Porém, esta atitude tem efeito negativo para o país de forma geral, impedindo a geração de aproximadamente 770 mil empregos desde 2010 e o crescimento de R$ 18,9 bilhões do PIB.

Segundo a carta, se a “guerra fiscal dos portos” continuar, o Brasil poderá ser empurrado para um cenário de crise econômica, onde os mais afetados seriam os trabalhadores e a população pobre. A indústria, que tem de enfrentar alta carga tributária, infraestrutura deficiente e juros caros, está solicitando a aprovação de um projeto no Senado para disciplinar os incentivos fiscais para que haja uma disputa mais justa com os produtos importados.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of