AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA APOSTA EM PROJETOS NUCLEARES PARA A RETOMADA DOS NEGÓCIOS PÓS PANDEMIA

wswswwO Brasil está no caminho da visão   do  diretor geral da Associação Nuclear Mundial, Fatih Birol. Ele defende investir em energia nuclear para sair da crise da Pandemia. O próprio Presidente da Eletrobrás, Wilson Júnior, ao anunciar um resultado positivo da companhia, disse que as obras d Angra 3 devem ser retomadas anda este ano.   Birol acredita que  Investir em energia nuclear como parte da recuperação pós-vírus ajudaria a estimular a economia e facilitar o caminho para a neutralidade do carbono.  Ele falou em uma  redonda ministerial sobre Mobilização de Investimentos para Sistemas de Energia Seguros e Sustentáveis, relizada pela agência e pelo governo do Reino Unido.

O evento também teve a participação de  Kwasi Kwarteng(foto a direita), Ministro de Negócios, Energia e Crescimento Limpo do Reino Unido, que examinou os impactos de curto e longo prazo da pandemia  no setor elétrico e quais crise significa desenvolver oportunidades e riscos para os investimentos no setor de energia.  Comentando os muitos discursos ouvidos durante a mesa redonda ministerial, Agneta Rising, diretora geral da Associação Nuclear Mundial, disse que: “A indústria nuclear global está pronta para fazer sua parte para garantir que saímos dessa pandemia mais forte, mais limpa e mais resiliente do que A energia nuclear pode desempenhar um papel fundamental na recuperação pós-COVID, impulsionando o crescimento econômico, criando empregos e apoiando o desenvolvimento de uma infraestrutura de eletricidade resiliente e econômica, zazzazzcom baixo carbono. “

Há uma janela de oportunidade, disse ela, para os governos apoiarem os muitos novos projetos de construção nuclear já planejados. “A energia nuclear deve ser incluída na jornada rumo à neutralidade do carbono. Caso contrário, haverá ameaças à segurança do suprimento e a transição para um futuro de baixo carbono será consideravelmente mais cara. O sistema elétrico do futuro deve levar em consideração conta todos os custos e benefícios de diferentes formas de geração.”(foto a esquerda)

Falando na reunião, Jean-Bernard Lévy, CEO da EDF, destacou a potencial contribuição da nova energia nuclear. Cada gigawatt de capacidade nuclear evita duas a quatro vezes mais emissões do que as capacidades equivalentes de outras tecnologias de eletricidade, o que é graças à sua confiabilidade e aos fatores de alta capacidade, observou ele. Um novo projeto nuclear também é bom para o emprego, disse ele, com a construção de um EPR criando cerca de 4600 empregos Agneta_Rising-COP24qualificados. Isso impulsionaria a economia, principalmente para as indústrias locais.

Em um comunicado conjunto, Birol e Kwarteng disseram que os participantes da reunião expressaram preocupação  com a descoberta do relatório  da AIE de que os gastos de capital no setor de energia devem cair em 2020. Investimentos globais em geração de baixo carbono, redes, flexibilidade e armazenamento estão “fora de sintonia” com as necessidades de sistemas de energia sustentáveis. As transições de energia limpa serão um foco principal, disseram eles, na preparação para a próxima rodada de negociações climáticas da ONU – COP26 – “e além“. O Reino Unido é o anfitrião da COP26, que por causa da pandemia será realizada um ano depois do previsto, em novembro de 2021.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of