ALLONDA VAI CONSTRUIR O COMPLEXO EÓLICO ANEMUS PARA A 2W ENERGIA NO RIO GRANDE DO NORTE

leoA 2W Energia, uma das principais plataformas de energia renovável do país, começou a mobilização das obras do Complexo Eólico Anemus, que terá três parques. A obra será desenvolvida pela Allonda, empresa com foco em soluções sustentáveis. Atualmente, estão em desenvolvimento os trabalhos de engenharia e planejamento, a preparação do canteiro de obras e a contração de pessoal. Localizado nos municípios de Currais Novos e São Vicente, no Rio Grande do Norte, o complexo será uma planta de geração de energia limpa e renovável, com 138,6 MW de capacidade instalada. A energia gerada será destinada, principalmente, aos clientes da divisão de varejo da 2W, composta por pequenas e médias empresas que buscam a migração ao mercado livre de energia.

O complexo Anemus terá 33 aerogeradores com potência nominal de 4,2 MW cada. O CEO da 2W Energia, Claudio Ribeiro (foto à direita), explica que são recursos com forte2W geração que buscam as características locais: “Selecionamos esse modelo de aerogeradores  para um melhor aproveitamento dos recursos eólicos da região, o diâmetro dos rotores será de 147 metros e a altura das torres, 125 metros acima do solo”.

Responsável pela parte civil das obras, a Allonda ressalta que a importância do projeto vai além da questão econômica, tendo forte impacto positivo socioambiental. O CEO da empresa, Leo Cesar Melo (foto principal), disse que  “a capacidade de geração de energia limpa e sustentável dos três parques será o equivalente ao abastecimento de energia de 360 mil residências, evitando a emissão de mais de 260 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.” No anemustotal, o complexo deve ser responsável pela geração de cerca de 2 mil postos de trabalho. O início da geração de energia no Complexo Eólico Anemus está previsto para o segundo semestre de 2022. O Brasil já conta com mais de 720 parques eólicos com, aproximadamente, 8.550 aerogeradores.

Para garantir a totalidade dos investimentos do complexo eólico Anemus, a 2W realizou a emissão de R$ 475 milhões em debêntures verdes. A operação, certificada como “Green Bond” ou Título Verde, é um marco para o setor de energia, ao se r viabilizada exclusivamente por um portfólio de contratos de venda de energia para pequenas e médias empresas brasileiras no Ambiente de Contratação Livre de Energia. Com a emissão das debêntures, o parque eólico Anemus completa o equacionamento financeiro dos recursos para sua construção.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of