ANGRA 2 SERÁ RECONECTADA AO SISTEMA ELÉTRICO NO PRÓXIMO DOMINGO
Uma energia sempre bem-vinda. A usina nuclear de Angra 2 deve ser reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no próximo domingo (7). Os técnicos da Eletronuclear já encontraram as causas que geraram a falha no gerador elétrico principal da planta na última sexta-feira (29), o que fez com que a usina fosse desligada do sistema elétrico.
Os reparos necessários para o retorno da unidade ao SIN já foram iniciados. Segundo a Eletronuclear, o desarme do conjunto turbogerador na semana passada foi causado pela atuação automática de um circuito de proteção do gerador elétrico principal.
A empresa disse que todos os sistemas da usina operaram conforme esperado e que não houve qualquer risco à segurança da planta, dos trabalhadores, da população ou do meio ambiente. A estatal afirmou também que o reator de Angra 2 permanecerá desligado até que a unidade esteja pronta para retornar.
kkkkkkkk tudo sob controle kkkkk
Falhas em geradores elétricos podem ocorrer em qualquer tipo de usina geradora de energia. É um evento de design de base (DBE), ou seja, é um evento postulado. Para evitar maiores danos, as usinas, não apenas Angra, contam com um conjunto de sistemas de proteção.
Uma coisa é a proteção atuar. Outra é o sistema precisar ser reparado, e durante 1 semana.
Não se trata apenas de reparar, mas de identificar a causa da avaria e efetuar uma série de testes após a reparação, de forma a garantir a segurança e confiabilidade do equipamento. Mesmo fora do SIN, Angra 2 continua sendo uma das usinas mais confiáveis ??do sistema. Angra 2 ficou 309 dias conectada ao SIN em 2020 e, durante o Ciclo 16, produziu eletricidade contínua por 13 meses, atingindo um fator de capacidade de 99,43%. Angra 1 ficou conectada por 304 dias. Em suma, nenhuma outra usina no SIN é tão confiável quanto Angra.
Dá pra ver aqui quem entende e quem acha que entende