ANP ABRE CONSULTA PÚBLICA DE RESOLUÇÃO QUE TRARÁ NOVIDADES SOBRE A ENTREGA DE DADOS SÍSMICOS
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) iniciou hoje (18) uma consulta pública de 45 dias sobre uma nova resolução que tratará da formatação e entrega de dados sísmicos pelas petroleiras. A minuta da nova norma em consulta regulamentará o chamado padrão ANP1C, que traz a formatação e os procedimentos de entrega obrigatória de dados sísmicos ao Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (BDEP).
Segundo a ANP, o principal objetivo é rever as especificações e adequá-las às novas tecnologias de aquisição e processamento de dados sísmicos, bem como aos padrões técnicos internacionais. A minuta de resolução prevê legalmente, por exemplo, a formatação para entrega de dados oriundos das tecnologias Ocean Bottom Seismic (OBS) e Permanent Reservoir Monitoring (PRM).
A norma propõe ainda atualizações nos procedimentos de entrega e simplificações regulatórias, como desobrigação ou flexibilização no envio de alguns dados. Ainda de acordo com a agência, isso resultará em redução de custos às empresas e à própria ANP, no que diz respeito ao armazenamento, manutenção e operacionalização das informações. A audiência pública para debater a minuta de resolução será no dia 12 de janeiro de 2022, às 14h. Todos os detalhes da consulta pública estão disponíveis no site da ANP.
Deixe seu comentário