ANP APROVOU A DECLARAÇÃO DE COMERCIALIDADE DE WAHOO, NA BACIA DE CAMPOS

FradeFPSO2A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou nesta semana o pedido de declaração de comercialidade de Wahoo, na Bacia de Campos, operado pela petroleira independente PetroRio. A solicitação havia sido protocolada pela empresa no final do ano passado. O campo está localizado no bloco C-M-101 e conta com 126 milhões de barris recuperáveis de óleo (1C), conforme a certificação de reservas emitida em janeiro de 2021 pela D&M.

A descoberta de óleo no campo aconteceu em 2008. Wahoo fica a cerca de 35 km ao norte do campo de Frade, com lâmina d’água de 1.400 metros, e conta com reservatório carbonático a uma profundidade de 5 a 7 mil metros. O Plano de Desenvolvimento de Wahoo indica que o campo será interligado ao FPSO de Frade. A ideia da PetroRio é formar mais um cluster de produção, com o compartilhamento de infraestrutura entre os campos de Frade e Wahoo, assim como fez com Tubarão Martelo e Polvo.

O óleo de Wahoo é considerado de excelente qualidade, com 30º API, baixa viscosidade e gás associado que será utilizado na geração de energia do FPSO de Frade. A PetroRio já anunciou que contratou a sonda Norbe VI, da Ocyan, para a perfuração de três poços em Frade (um produtor e dois injetores), seguidos de quatro poços produtores em Wahoo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of