ANP AUTORIZA CONTINUIDADE DE PRODUÇÃO NO CAMPO DE FRADE

FradeUma reunião da diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a continuidade da produção do Campo de Frade, operado pela Chevron. A resolução emitida pela agência autoriza a petroleira americana a seguir produzindo em seus poços já perfurados, ficando vedada a perfuração de novos ou injeção de água nos já em atividade para aumento da vazão.

A resolução da ANP também obriga que sejam “apresentados os relatórios quinzenais de acompanhamento e interpretação da variação de pressão dos poços, incluindo a comparação entre as pressões simuladas e as observadas, de forma a permitir o monitoramento dos riscos de alteração das condições geomecânicas dos reservatórios”.

Por fim, deve ser apresentado à ANP qualquer tipo de alteração dos limites de pressão indicada nos estudos realizados, somente podendo ser considerados novos limites após a aprovação por parte da agência.

De acordo com os dados mais recentes da ANP, o Campo de Frade conta atualmente com 11 poços de produção, dos quais 10 estavam ativos em janeiro, totalizando uma produção de 25,8 mil barris por dia.

O Campo de Frade ficou marcado por dois vazamentos de petróleo ocorridos nos anos de 2011 e 2012. O primeiro, de grandes proporções, demorou a ser resolvido por falta de medidas ágeis e pela não existência de um plano de contingência, que só foi instituído no fim de 2013. Em setembro do mesmo ano, a Chevron fechou um acordo com Ministério Público Federal para o pagamento de RS 95,16 milhões de indenização pelos danos causados. A Transocean, que também foi envolvida no episódio do vazamento, assinou o termo, mas não foi responsabilizada pelo acidente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of