ANP AUTORIZA PETROBRÁS A MOVIMENTAR GASOLINA DE AVIAÇÃO EM TERMINAL NA CIDADE DE SANTOS

anpA Agência Nacional do Petróleo (ANP) deu o aval para a Petrobrás movimentar, excepcionalmente, gasolina de aviação (GAV) nas instalações da Ageo Leste Terminais e Armazéns Gerais, em Santos (SP). A autorização terá validade no período de 16 de julho a 31 de dezembro e foi publicada hoje (17) no Diário Oficial da União.

Ainda de acordo com a agência, a Ageo foi autorizada a armazenar o GAV, utilizado principalmente por aeronaves de pequeno porte, e após o cumprimento de condicionantes previstas nos regulamentos da ANP, efetuar a expedição do combustível. “A autorização representa mais uma opção para armazenamento de GAV na região, que concentra grande número de terminais, contribuindo para a garantia do abastecimento do mercado brasileiro”, justificou a ANP, em comunicado.

No início desta semana, a agência emitiu uma série de recomendações sobre a gasolina de aviação, em decorrência de um lote importado do combustível pela Petrobrás que apresentou um teor de compostos aromáticos diferente.

Aos distribuidores, o órgão regulador solicitou que ao comercializar gasolina de aviação a revendedor, seja um emitido Boletim de Conformidade em todas as bateladas, inclusive nos casos de sistemas dedicados, em substituição ao Registro de Análise. Batelada é uma quantidade segregada de combustível que possa ser caracterizada por “Certificado da Qualidade”, “Boletim de Conformidade” ou “Registro da Análise da Qualidade”.

Já para os revendedores, a ANP recomendou que entrem em contato com o distribuidor ou o revendedor fornecedor, do qual adquiriu o produto nos últimos meses, para checar se há recomendação de suspensão preventiva de comercialização no caso de recebimento de produto com as características do lote a que se refere a Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of