ANP ESTENDE PRAZO PARA CONSULTA DE 16 ÁREAS COM ACUMULAÇÕES MARGINAIS

magda anpUm novo leilão de áreas produtivas começa a tomar formas concretas e o governo busca hoje captar o interesse da indústria. Nesta semana, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) prorrogou os prazos para consulta de interesses em 16 áreas com acumulações marginais que deverão ser ofertadas em um novo certame, ainda sem data para ser realizado. O agendamento para avaliação dos campos, antes previsto para se encerrar nesta sexta-feira (29), poderá ser feito até o dia 4 de maio, e sua realização foi estendida até o dia 18 do mesmo mês. A manifestação de interesse nas áreas, por sua vez, deverá ser formalizada até 20 de maio.

A consulta é referente a seis campos na Bacia do Recôncavo (Araçás Leste, Fazenda Sori, Gamboa, Itaparica, Jacumirim, Vale do Quiricó); seis na Bacia do Potiguar (Acauã Leste, Carnaubais, Iraúna, Noroeste do Morro Rosado, Riacho Alazão, Urutau); e outros quatro na Bacia do Espírito Santo (Conceição da Barra, Garça Branca, Rio Doce e Rio Mariricu). Com a manifestação de interesse nas áreas, a ANP deverá sugerir o processo de licitação ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

De acordo com a agência, o objetivo do projeto é ampliar a participação de empresas de pequeno e médio porte nas atividades de exploração e produção do mercado nacional. Conforme tem afirmado ao longo das últimas semanas a diretora-geral da entidade, Magda Chambriard (foto), a aposta do setor hoje é a movimentação de investimentos em campos maduros, atraindo companhias tecnológicas para renovar a produção em áreas que não demandam investimentos de grande porte.

Caso seja aprovado, o leilão dará continuidade à oferta de acumulações marginais feita pelo governo em dezembro, ainda na 13ª Rodada de Licitações. O certame teve nove de suas dez áreas arrematadas, e resultou em uma arrecadação de R$ 4,24 milhões para a ANP.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of