ANTAQ AUTORIZA LLX A EXPLORAR TERMINAL DE USO PRIVADO PORTO DO AÇU

mario-poviaA Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) celebrou com a LLX Minas-Rio Logística Comercial Exportadora o contrato que a autoriza a explorar a instalação portuária Terminal de Uso Privado Porto do Açu – Terminal de Minério, localizada em São João da Barra (RJ). A autorização compreende a movimentação e armazenagem de granéis sólidos, destinados ou provenientes de transporte aquaviário.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Mário Povia (foto), ao sair do termo de autorização e migrar para o contrato de adesão, a LLX terá mais segurança jurídica e poderá captar mais investimentos. A autorização terá vigência por 25 anos contados da data de assinatura do contrato de adesão.

O prazo será prorrogável por períodos sucessivos desde que a atividade seja mantida e a empresa promova os investimentos necessários para a expansão e modernização das instalações portuárias. A LLX deverá manifestar o interesse na prorrogação do contrato com antecedência mínima de 18 meses de sua expiração.

O diretor-presidente da LLX Minas-Rio, Alberto Guimarães, disse que o terminal deve iniciar suas operações até o final de outubro e que a instalação portuária poderá movimentar até 26 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Ele ressaltou que o minério de ferro chegará ao terminal através de um minerioduto, que tem 525km de extensão, com origem em Conceição do Mato Dentro (MG).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of