BARRAGENS DA INB EM MINAS GERAIS SÃO INCLUÍDAS NO SISTEMA DE GESTÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO

BARRAGEMA estatal Indústria Nucleares do Brasil (INB) incluiu a Barragem de Rejeitos e a Barragem D4 da Unidade em Descomissionamento de Caldas, em Minas Gerais, no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração da Agência Nacional de Mineração (AMN). As barragens ficaram enquadradas no nível 1 de emergência, o menor na escala de três níveis. A ANM é a responsável por regular e fiscalizar as estruturas de mineração das unidades da INB.

É importante ressaltar também que a D4 foi construída como bacia de decantação, mas que recentemente, devido à mudança nos regulamentos dos órgãos fiscalizadores foi reclassificada como uma barragem. Os critérios para definição dos níveis de emergência são estabelecidos pela Resolução ANM n° 95/2022. A aplicação desses critérios aos dados das duas barragens da INB em Caldas resultou no enquadramento no nível 1 de emergência. A INB reforça que não houve nenhuma ocorrência nessas barragens, apenas a mudança quanto ao órgão fiscalizador e as adequações a essas classificações e documentações”, detalhou a empresa.

A companhia destacou ainda que as barragens são permanentemente monitoradas. De acordo com o Plano de Ação de Emergência (PAE), que faz parte do Plano de Segurança de Barragem (PSB), os órgãos de segurança devem ser avisados, o que foi realizado através de ofício. A INB reforça a integral determinação no atendimento aos requisitos estabelecidos pela ANM e às recomendações de consultores geotécnicos contratados pela empresa.

A INB aproveita este momento para reconhecer o empenho e as orientações firmes e profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, a qual regulou e fiscalizou as estruturas até essa data. Também aproveitamos para tranquilizar a população de que não há nenhum risco iminente quanto à segurança”, finalizou a empresa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of