BARUSCO DIZ TER REPASSADO VALORES A CAMPANHA DE DILMA EM 2010

BaruscoO ex-gerente executivo da área de serviços da Petrobrás Pedro Barusco (foto), que assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público, afirmou ter repassado recursos do esquema de propinas da estatal para a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010. Em depoimento à CPI nesta terça-feira (10), ele disse que havia sido feito um pedido de doação à holandesa SBM Offshore e que a empresa repassou os recursos a ele, para que “acertasse as contas” com o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

De acordo com Barusco, ele recebeu o dinheiro por meio do representante da SBM no Brasil, Julio Faerman, mas o ex-gerente fez uma ponderação sobre os valores pagos a João Vaccari Neto, afirmando que não sabe o valor exato recebido pelo tesoureiro do PT, enfatizando que a cifra de US$ 200 milhões já divulgada anteriormente é apenas uma estimativa. A conta dele se baseia na divisão de propinas, já que ele diz ter acumulado quase US$ 100 milhões dividindo 0,5% dos contratos com o ex-diretor Renato Duque, enquanto Vaccari recebia os 0,5% restantes.

Barusco afirmou ainda que o esquema de propinas passou a ser institucionalizado a partir de 2003, ressaltando que ele recebia valores desde 1997, mas de forma pontual antes de se aproximar do ex-diretor Renato Duque.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of